Loulé | Piscinas Municipais de Loulé e Quarteira com Ações para Reduzir Pegada Ecológica

0
419
Paineis-Piscinas-Quarteira

São mais duas medidas de promoção da sustentabilidade ambiental em edifícios públicos no concelho de Loulé, desta vez em equipamentos desportivos. As Piscinas Municipais de Loulé e de Quarteira foram alvo de duas iniciativas, com vista à eficiência hídrica e energética das instalações, permitindo reduzir a pegada ecológica.

Nas Piscinas Exteriores de Loulé, a Câmara Municipal procedeu recentemente à substituição das eletrobombas dos filtros de água, tornando-as, por um lado, energeticamente mais eficientes e, por outro lado, garantindo melhores condições na qualidade da água deste equipamento.

Com o objetivo claro de promover a sustentabilidade do edifício, o Município procedeu também à implementação nas Piscinas Municipais de Quarteira de uma central fotovoltaica para autoconsumo, melhorando o desempenho energético e ambiental da instalação. Esta central tem uma capacidade estimada de produção de 165 MWh por ano, permitindo evitar a emissão para a atmosfera de cerca de 42 toneladas de dióxido de carbono.

Uma vez que a região do Algarve apresenta condições climáticas muito favoráveis, com elevadas horas de sol anuais, a implementação nas Piscinas Municipais de Quarteira de uma central fotovoltaica possibilita a produção própria de energia elétrica – renovável, contribuindo para uma redução substancial da fatura de eletricidade e de emissões de gases com efeito de estufa. Esta instalação contempla agora dois sistemas de produção de energias renováveis, – solar térmico para o aquecimento de águas e solar fotovoltaico para a produção de eletricidade -, seguindo o caminho que o Município de Loulé tem vindo a percorrer no combate às alterações climáticas, materializado no Programa “Loulé Solar” e no Plano Municipal de Ação Climática de Loulé, o primeiro a ser aprovado no país.

CM Loulé

Paineis-Piscinas-Quarteira