AMAL | Mostra das Indústrias Culturais e Criativas Alentejo – Algarve – Andaluzia (MICCAAA)

0
513
Mostra-Industrias-Culturais

Encontros, Performances, Música, Workshops e Exposições fazem parte do vasto programa que a MICCAAA tem para oferecer, entre os próximos dias 23 e 25 de fevereiro. A Mostra das Indústrias Culturais e Criativas Alentejo – Algarve – Andaluzia vai decorrer em Faro e Alcoutim e será um espaço de troca de experiências, de partilha de conhecimento e de animação.

A inauguração oficial da Mostra vai acontecer no dia 23, pelas 18h30, no Club Farense, mas serão três dias repletos de atividades, em diversas áreas culturais, todas com entrada gratuita e realizadas em vários locais (programa em anexo). Promovida pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, a MICCAAA realiza-se no âmbito do Magallanes_ICC, um projeto inspirado nos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães e que pretende ser um dinamizador da Economia Criativa, incentivando e dando ferramentas às Indústrias Culturais e Criativas (ICC), que abrangem atividades relacionadas com música, literatura, moda, design, teatro, artesanato, entre diversas outras formas de arte.

A programação da MICCAAA conta com a colaboração dos parceiros algarvios do projeto Magallanes_ICC, nomeadamente da Direção Regional de Cultura do Algarve, do Museu Zer0, da QRER-Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade e de outras associações que quiseram juntar-se a esta iniciativa. Foram também convidados a estarem presentes na Mostra empreendedores da Andaluzia que têm participado em diversos laboratórios criativos com artistas do Algarve e do Alentejo, criando-se a oportunidade para que novos artesãos, artistas plásticos e digitais, bem como empreendedores de áreas mais tecnológicas e de serviços, tenham a oportunidade de se encontrarem e de explorarem novas formas de trabalho e de desenvolvimento dos seus projetos.

Todas as iniciativas que integram a programação são gratuitas, sendo que algumas carecem de inscrição obrigatória aqui: formulário

O projeto Magallanes_ICC pretende estabelecer uma rede de cooperação transfronteiriça para a criação de um Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas (Centro Magalhães), destinado a consolidar e a promover uma oferta cultural inovadora no seio da EURORREGIÃO Alentejo-Algarve-Andaluzia. A cooperação fundamenta-se nas raízes históricas, patrimoniais e culturais, ligadas aos
Descobrimentos e comuns às três regiões, bem como na existência de um tecido produtivo de baixa densidade no conjunto do território da EURO_AAA. Estas Indústrias Criativas são tidas como um dos motores de mudança das zonas mais desfavorecidas e são geradoras de emprego, com benefício direto para a população local.

O Magallanes_ICC é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER, através do Programa Interreg V- A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

SS

Mostra-Ind-Culturais-Prog