São Brás de Alportel | Tradicional “Farra” Carnavalesca

0
439
Carnaval-SBA-2

Boa disposição, criatividade, tradição e originalidade são os ingredientes deste Entrudo Algarvio que se vive em São Brás de Alportel, abrilhantado com o empenho imprescindível dos são-brasenses e das suas associações.

A edição carnavalesca são-brasense é encetada já esta sexta-feira, dia 17,pelas 10h00, com o Desfile de Carnaval das Crianças, preparado por centenas de crianças e educadores das escolas do concelho, que vão encher de boa disposição e brincadeira a Avenida da Liberdade!

No sábado, a partir das 16h00, os mais novos estão convidados a criar as suas máscaras de Carnaval no ateliê criativo “A Crescer e a Aprender” que tem início na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro.

O domingo de Carnaval começa com a mais divertida Marcha-Corrida do ano que nesta edição convida a conhecer a zona serrana, tendo início pelas 10h00, no Miradouro da Ameixeira.

A manhã é também de folia numa edição especial de carnaval, no Mercadinho de Jardim, com produtores e artesãos, no Jardim Carrera Viegas, onde uma divertida oficina de máscaras de carnaval aguarda pelas crianças e pelas suas famílias.

E ainda durante a manhã de domingo, as crianças estão convidadas a “Carnavalar na Natureza”, com a iniciativa “São Brás para as crianças” que o Ninho de Amor dinamiza no Parque das Amendoeiras a partir das 10h00.

A tarde está reservada para o tradicional Desfile de Foliões e de Carros Alegóricos que sai à rua, pelas 15h00, na Avenida da Liberdade, transformada neste dia em “Avenida do Carnaval” são-brasense, onde todos podem participar, com entrada e participação gratuitas. A defesa das tradições do Entrudo renasce todos os anos neste carnaval tipicamente português, num apelo à folia e à criatividade! Animação popular, com uma pitada de brejeirice e recheio de sátira política e social são os ingredientes que aguçam a imaginação dos participantes que se apresentam com disfarces, adereços, coreografias e carros alegóricos que brilham e convidam à brincadeira.

Uma iniciativa promovida pelo Município, com o apoio das associações locais e grupos informais. Com este objetivo, e para estimular a participação da comunidade, a Câmara Municipal atribui um apoio monetário às associações participantes que pretende ajudar a custear as despesas com a concretização dos carros e dos trajes

Na sede do Futebol Clube da Cabeça do Velho, às 20h00, no Museu do Traje, às 21h00, e no ZD Disco Club, a partir das 23h00, o Carnaval celebra-se a dançar com animados e divertidos bailes e concursos de máscaras, que ocorrem no sábado e segunda feira.

O programa de Carnaval de São Brás de Alportel encerra na Terça-Feira de Carnaval, com o tradicional Chá Dançante especial de Carnaval que a Junta de Freguesia promove no Pavilhão Municipal, a partir das 15h00.

CM SBA

Carnaval-SBA-3
Carnaval-SBA-2