O maior evento da WWF dedicado à consciencialização para a proteção do nosso planeta. No dia 25 de março às 20h30, hora local, a ANP|WWF desafia todas as pessoas a dedicarem 60 minutos ao nosso planeta, numa ação global concertada que reunirá milhares de atividades pela sustentabilidade.
A Hora do Planeta 2023 está a chegar, e irá juntar, mais uma vez, milhões de pessoas em todo o mundo em defesa da natureza. Em 2023, a WWF vai dar uma nova vida a esta missão e apela a todas as pessoas a dedicarem 60 minutos a fazerem algo de positivo pelo nosso planeta. Em Portugal, a ANP|WWF vai assinalar a Hora do Planeta através da realização de um Peddy Paper no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, e da inauguração de uma instalação sobre alimentação sustentável na Praça do Município.
Para Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF, “Este ano queremos que a Hora do Planeta vá para além do simbólico desligar das luzes. Queremos desafiar todas as pessoas a desligarem-se das distrações e a dedicarem uma hora a uma ação concreta que beneficie diretamente o planeta. Sabemos que a produção de alimentos é responsável por quase 30% de todas as nossas emissões de carbono. Por que não dedicar 60 minutos a preparar uma refeição boa para a nossa saúde e para a saúde do planeta?”.
A Hora do Planeta é o maior movimento global pelo ambiente e pretende mobilizar cidadãos, empresas e governos para fazerem parte da discussão, mas sobretudo das soluções necessárias para garantir um futuro sustentável e com qualidade para todos. Desde 2007, esta iniciativa tem vindo a focar-se nas questões das alterações climáticas e da perda da natureza, tendo alcançado mais de 190 países e territórios e milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano, o evento reforça a sua parceria com os jovens, contando com o apoio do Corpo Nacional de Escutas (CNE), que irão trabalhar em conjunto com os seus agrupamentos as questões ligadas à alimentação sustentável. De salientar que o CNE é parceiro de longa data da ANP|WWF, contando com um grande envolvimento escutista mundial, num movimento que realça a verdadeira importância dos valores da sustentabilidade ambiental, e que são também valores que o escutismo comunga.
Em Portugal, empresas e municípios têm demonstrado o seu apoio à Hora do Planeta nos últimos anos, não só a desligar as luzes de edifícios e monumentos mas também com a criação de eventos em prol do planeta. Para este ano, a ANP|WWF já está em contacto com diversas entidades e municípios para que se juntem à Hora do Planeta.
Mais informações: Hora do Planeta
Ass Natureza Portugal