Vila do Bispo | Câmara Municipal Testou Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

0
293
Vila-Bispo-Teste-PEPC-1

Decorreu, nos dias 11 e 12 de fevereiro, o Exercício de Resgate em Falésia – FALEX_SAGRES’22, iniciativa que englobou a realização de um colóquio e um exercício de resgate em falésia à escala real (LIVEX) no Beliche, que teve como objetivo testar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC).

Das várias ações que decorreram ao longo do fim de semana, destaque para o colóquio que decorreu no primeiro dia, onde se debateu a realidade internacional do resgate por cordas, as implicações da erosão no salvamento em grande ângulo (SGA), interface terra-mar e a estratégia do comando regional de emergência e proteção civil do Algarve para os salvamentos especiais. Ao longo desta ação os oradores partilharam, com os 160 participantes neste colóquio, as suas experiências a nível nacional e internacional e os meios disponíveis para o socorro na realidade interface terra-mar.

Já no dia 12 de fevereiro, realizou-se um exercício de resgate nas falésias de Sagres à escala real (LIVEX), que contou com a participação de vários agentes de Proteção Civil, entidades de apoio e respetivos meios, envolvendo no total 130 pessoas.

Este exercício visou testar a eficácia do PMEPC e, simultaneamente, avaliar o desempenho das entidades envolvidas (Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila do Bispo, corpos de bombeiros de vários municípios do Algarve, Autoridade Marítima, Guarda Nacional Republicana, Agência Portuguesa do Ambiente, Autoridade Nacional de Proteção Civil e Escola Portuguesa de Salvamentos) bem como os meios e equipamentos utilizados.

O exercício de resgate em falésia à escala real (LIVEX) é um exercício ao nível da coordenação de elementos de comando e entidades cooperantes, tratando-se de um exercício planeado com o intuito de testar e ativar a Comissão Municipal de Proteção Civil e o Centro de Coordenação Operacional Municipal, emitir a Declaração de Estado de Alerta no município e ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Vila do Bispo.

Testar a resposta dos Agentes de Proteção Civil e Entidades que cooperam nesta matéria foi outro dos objetivos da realização deste exercício.

Os testes aos planos de emergência, que podem ser efetuados através de exercícios e simulacros, permitem identificar aspetos a melhorar na atuação e coordenação das diversas entidades, identificar novos riscos e criar rotinas que permitam uma intervenção mais eficiente das equipas envolvidas. A prática de exercícios permite a sedimentação de conhecimentos e automatismos que vão melhorar a resposta em situações de acidente grave ou catástrofe.

Mun Vila do Bispo