Lagos | XI Festival dos Descobrimentos – Inscrições para a Feira Quinhentista

0
1618
Feira-Quinhentista-Lagos
Aldeia Medieval Festival descobrimentos

Depois do arranque da programação dedicada aos “450 anos da Elevação de Lagos a Cidade” ocorrido no passado dia 27 de janeiro, o próximo grande evento inserido nestas comemorações é o XI Festival dos Descobrimentos, que irá acontecer entre 4 e 7 de maio. Tratando-se de uma atividade que vive sobretudo do envolvimento das forças vivas locais, em especial da comunidade escolar, os preparativos já decorrem e abrem-se, agora, a outras entidades que estejam interessadas em participar na Feira Quinhentista.

As normas de participação, já aprovadas, definem as várias tipologias de presença admitidas, as quais incluem a recriação de ofícios ao vivo (“artífices”), a venda de artigos de produção própria e artesanal (“artesãos”), a venda de artigos produzidos por outrem e bens alimentares não processados (“mercadores”) e as atividades de restauração e bebidas e/ou similar (“taberneiros”). As escolas e as associações culturais, desportivas e recreativas do concelho beneficiam de condições especiais de participação.

As inscrições decorrem de 10 a 31 de março, devendo ser realizadas através da ficha disponibilizada na página oficial do município (www.cm-lagos.pt) e em www.festivaldosdecobrimentos.pt .

Nesta 11.ª edição do Festival dos Descobrimentos vai revisitar-se a época de El-Rei D. Sebastião, o contexto da visita do jovem monarca à então vila de Lagos e a decisão da sua elevação à categoria de cidade, em 1573, bem como os contornos da expedição militar ao norte de África e a derrota em Alcácer-Quibir, eventos que ajudam a compreender o mito do Sebastianismo.

A última edição do Festival aconteceu em 2019, uma vez que a pandemia impediu a realização desta atividade nos anos seguintes, sendo, por isso, grande a expetativa relativamente à retoma deste evento de recriação histórica.

CM Lagos

Feira-Quinhentista-Lagos
Aldeia Medieval Festival descobrimentos