VRSA | Ministra da Agricultura apresentou Empreitada de Reabilitação da Marginal

0
322
Maria-Céu-Antunes-Marginal-VRSA

Trabalhos representam um investimento de 600 mil euros e prevê-se a sua conclusão no mês de junho.

No âmbito da iniciativa «Governo Mais Próximo», a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, esteve presente, em Vila Real de Santo António, na cerimónia de apresentação da empreitada de reabilitação da marginal de Vila Real de Santo António.

A intervenção representa um investimento de 585 mil euros, cofinanciado pelo programa Interreg e pelo projeto transfronteiriço ‘ATLAZUL’, e contempla a construção de uma nova retenção marginal em enrocamento ao longo da frente ribeirinha de Vila Real de Santo António, assim como a instalação de novas defensas e escadas no cais existente.

As obras incluem ainda a reparação da estrutura da retenção marginal existente no Rio Guadiana, bem como a instalação de novas bilheteiras e sanitários.

Para a ministra da Agricultura, a empreitada permite «a construção de um futuro coletivo» e representa a congregação de esforços entre o domínio público e privado».

Por outro lado, evidenciou o carácter estratégico da obra, tendo em consideração a valorização da marginal da cidade e os milhares de passageiros internacionais e viaturas transportados na fronteira marítima do Guadiana.

Para o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, a intervenção consolida a estrutura física do Rio Guadiana e representa um dos desafios para a requalificação global da zona Norte da cidade, considerada «um dos grandes objetivos deste executivo».

De acordo com Sérgio Faias, presidente do conselho de administração da Docapesca, a empreitada de reabilitação da marginal de Vila Real de Santo António está dividida em 4 troços de intervenção.

O primeiro (110 metros) incide sobre o Porto de Pesca e a estrutura de retenção existente, enquanto o segundo (300 metros) abrange a extensão do cais comercial. O terceiro e o quarto troços de intervenção (35 e 120 metros) compreendem a área entre o cais comercial e o porto de recreio e prevêem a nova retenção marginal em enrocamento.

VRSA