Faro reativa com Hayward a sua Mais Antiga Geminação

0
289
Faro-Hayward-1

Uma comitiva do Município de Faro esteve presente na inauguração do Parque Centenário Júlio Brás, localizado no centro da cidade de Hayward (Califórnia, EUA), um equipamento que celebra a união da cidade de Faro a esta localidade americana, que remonta a 1965, altura em que, no âmbito do programa para a paz People to People, se estabeleceu uma geminação entre ambas.

A cerimónia contou com largas dezenas de elementos da comunidade Portuguesa em Hayward, tendo, igualmente, estado presentes Paulo Santos, Vice-presidente da Câmara Municipal de Faro (CMF), o Presidente da Ambifaro, Henrique Gomes (que, no anterior mandato, como chefe de gabinete, estabeleceu os contactos que conduziram ao retomar dos laços de amizade com a cidade de Hayward) e Bruno Inácio, Chefe de Divisão de Cultura da CMF. O Mayor de Hayward, Mark Salinas e a Ministra da Ciência e Ensino Superior do governo português, Elvira Fortunado, bem como o Cônsul-Geral de Portugal em São Francisco, Pedro Pinto, o Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas e a Vice-reitora, Alexandra Teodósio também acompanharam este evento.

O referido parque foi requalificado, após uma angariação de fundos realizada pelo comité de amizade Faro-Hayward, dinamizado por um conjunto de descendentes portugueses residentes nesta cidade californiana, que tem vindo a trabalhar no sentido de retomar o vínculo com Faro e os objetivos da geminação. Recordamos que o Jardim Júlio Brás foi inaugurado em 1978 e resultou do esforço conjunto da autarquia farense e da comunidade portuguesa residente na Baía de São Francisco. Sendo Presidente da CMF Joaquim Lopes Belchior, a autarquia deslocou dois calceteiros para Hayward (e os materiais necessários para o seu trabalho: diversos tipos de calçada, um padrão dos descobrimentos, mobiliário urbano e variados revestimentos). Estes, durante quatro meses, colaboraram na construção deste espaço, que celebra a paz e a amizade entre as duas comunidades.

Durante esta visita da delegação portuguesa foi assinado um protocolo de cooperação entre a Universidade do Algarve e a Universidade da California East Bay, tendo, ainda, sido lançadas as bases para a realização de colaborações entre as duas cidades na área da gestão de recursos hídricos e alterações climáticas, bem como no intercâmbio cultural e estudantil. O Mayor de Hayward foi, também, formalmente convidado a participar nas cerimónias do Dia da Cidade de Faro, em 2023.

A delegação portuguesa que visitou Hayward teve, igualmente, a oportunidade de conhecer melhor as estruturas culturais, de ensino e proteção civil deste centro urbano, estabelecendo contactos com a comunidade portuguesa e fazendo a entrega à biblioteca local de diversas obras sobre Faro e a sua história, para que se constitua, naquele equipamento público, uma secção dedicada às geminações. Os livros entregues vieram das reservas da Biblioteca Municipal de Faro e de uma oferta da União das Freguesias de Faro.

CM Faro