AI | Governo assina 5º Protocolo com Autarquias para Habitação destinada à Forças de Segurança

0
361
Habitação-Forças-Segurança

Governo assina quinto protocolo este ano com autarquias para fomentar habitação destinada às Forças de Segurança

O Ministério da Administração Interna (MAI) e a Câmara Municipal de Loures celebraram hoje, nos Paços do Concelho, um memorando de entendimento para cedência de um imóvel municipal destinado ao alojamento de policias.

O imóvel, cujo contrato de cedência foi assinado depois entre o Município e os Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública (SSPSP), é um antigo colégio em Sacavém que será cedido por 50 anos e a título gratuito – cabendo aos SSPSP, através do Plano de Recuperação e Resiliência(PRR), a recuperação e conservação dos apartamentos que poderão acolher duas a três dezenas de policias.

Este é o 5.º protocolo assinado desde janeiro deste ano entre o MAI e Câmaras Municipais para fomentar a habitação destinada aos efetivos das Forças de Segurança:

– Com o município da Amadora foi feita a cedência de três terrenos para a construção de novos prédios, com 962 m2 de área total de implantação.

– Com o município de Cascais foi feito um acordo tendo em vista a cedência de imóveis para habitação a custos acessíveis. 

– Com o município de Vila Nova de Gaia foi assinado um acordo no âmbito do projeto de criação de um complexo habitacional dos Serviços Sociais da GNR, com cerca de 80 habitações.

– Com o município de São João da Madeira, a parceria passa pela requalificação por parte da autarquia de um total de 22 habitações;

Em 2022, o Governo autorizou a utilização de cerca de 20 milhões de euros dos SSPSP para a compra de dois imóveis para habitação nos Olivais, em Lisboa, e de um imóvel na Amadora com o mesmo fim, permitindo criar 280 alojamentos.

De relembrar que o Governo inscreveu no PRR um total de 40 milhões de euros para habitação dos efetivos das forças de segurança. Uma das apostas do MAI é precisamente a criação de alojamento para os guardas e polícias que estão em início de carreira e deslocados das suas zonas de residência.

Memorando do MAI com a Câmara Municipal de Loures

Outras matérias abrangidas pelo acordo celebrado hoje entre o MAI e a Câmara Municipal de Loures passam pela promoção de todos os procedimentos com vista à instalação dos sistemas de videovigilância no concelho e a atribuição de benefícios sociais aos elementos forças de segurança que aí prestam serviço.

Outro ponto a destacar é o da adoção, pelo município, dos instrumentos previstos na Estratégia Integrada de Segurança Urbana para reduzir as vulnerabilidades sociais, prevenir a delinquência juvenil e eliminar os fatores criminógenos.

O memorando hoje assinado permitirá também reforçar a cooperação e implantação do dispositivo territorial da Guarda Nacional Republicana, nomeadamente na freguesia de Bucelas.

Esta cerimónia permitiu ainda a assinatura de dois protocolos com a PSP e a GNR tendo em vista a concessão de benefícios sociais às forças de segurança em funções no Concelho de Loures, nomeadamente para acesso aos refeitórios municipais, acesso gratuito a salas de formação municipais e museus municipais e atividades de grupo em pavilhões.

MAI

Ministerio-Admin-Interna