Aqua Portimão | Celebra o Aniversário da sua Horta Urbana

0
551
Horta-Urbana

Há um ano, o Aqua Portimão, centro comercial da Klépierre, proprietária e gestora de mais de 100 centros comerciais na Europa, lançou as sementes de um projeto que tem um forte compromisso sustentável e educacional. A Horta Urbana criada deu frutos e levou os seus visitantes a participar em diversas atividades, cumprindo o objetivo de se tornar um lugar de educação ambiental e alimentar.

Durante o primeiro ano de vida, foram dinamizados seis workshops para a população em geral aprender a criar e gerir uma horta em casa. A envolver a comunidade local, foram feitas algumas plantações por parte de associações da região que, assim, tiveram a oportunidade de fazer uma atividade diferente e educacional com os seus utentes.

As diferentes plantações contaram com alimentos da época – entre legumes, frutas e ervas aromáticas – e geraram vários quilos de alimentos que foram doados.

O projeto nasceu enquadrado no eixo de responsabilidade social Act 4 Good® e é uma parceria com a start-up portuguesa Noocity, que se foca no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana Doméstica. Com um conceito de permacultura, estas hortas são capazes de gerar alimentos durante todo o ano, de forma eficiente, ecológica e saudável. Foram estes os valores que cultivaram a Horta Urbana do Aqua Portimão, que, durante o primeiro ano de atividade, reuniu pessoas de variadas idades em seis workshops abertos ao público, bem como deu a algumas Associações a oportunidade de participar nas plantações.

Este espaço de cultivo, inaugurado em 2021, está disponível de forma permanente no piso 2 do Centro Comercial, na zona exterior da restauração, de acesso livre, onde crianças e adultos podem assistir ao crescimento das frutas, legumes e vegetais. Desta forma, é reforçada a mensagem de que é possível e, cada vez mais necessário, encontrar formas de produzir alimentos sustentáveis que permitam alimentar a população de forma nutritiva, bem como cuidar do planeta.

Fique a conhecer este projeto em números:

Área verde produtiva: 9 m2

Produtividade anual de hortícolas: 220 kg

Economia anual de água: 59.000 L *

Redução anual CO2: 460kg

Reciclagem anual de resíduos orgânicos: 180kg

* Por comparação com uma horta tradicional, no solo, da mesma dimensão.

2023 já começou a dar frutos. No dia 22 de fevereiro aconteceu o primeiro workshop deste ano, que contou com a participação de elementos da Equipa Comunitária de Saúde Mental de Portimão e Lagoa, bem como alguns utentes da Associação da Teia D’Impulsos da Pedra Mourinha.

Para os próximos meses estão planeados novos workshops. Para saber mais informações basta estar atento às redes sociais do centro comercial.

Se ainda não conhece a Horta Urbana do Aqua Portimão, esta é a oportunidade ideal. Visite o Centro Comercial e meta também as mãos na terra, ou, simplesmente, aproveite para adquirir novos conhecimentos nesta área da agricultura urbana e contribua para os projetos que envolvem a melhoria do estilo de vida dos habitantes da sua comunidade. Junte-se ao Aqua Portimão neste movimento!

Companhia Soluções