Centros Mar Shopping Algarve e MS Matosinhos | 61,5% dos Quadros são Mulheres

0
730
Mulheres-Mar-Shopping

Sandra Monteiro, Ana Antunes, Ana Machado, Sónia Martins ou Mónica Costa. O que têm em comum? Fazem parte das 61,5% de colaboradoras mulheres da Ingka Centres Portugal. Mais: todas elas ocupam cargos de topo. Sandra Monteiro e Ana Antunes são, respetivamente, diretoras do MAR Shopping Matosinhos e do MAR Shopping Algarve. Ana Machado é communication business partner para os mercados de Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Portugal, Itália e Croácia. Sónia Martins é diretora financeira   e Mónica Costa diretora de leasing, ambas para Portugal. Todas foram promovidas no seio do Grupo Ingka que, em 2019, lançou o seu Plano de Igualdade global e estabeleceu objetivos para a igualdade de género.

Nesse plano, o Grupo Ingka, a que pertencem também a IKEA Retail e a Ingka Investments, compromete-se a assegurar a igualdade de oportunidades tanto para mulheres como para homens, e alcançar um equilíbrio de género de 50/50% em todos os países, níveis e posições. Atualmente, em todo o mundo, 66% dos cargos são ocupados por mulheres e mais de 60% dos papéis de liderança e gestão dentro da empresa são ocupados por mulheres.

Sandra Monteiro integrou a Ingka Centres Portugal primeiro como financial controller e depois como diretora financeira do primeiro meeting place do grupo em Portugal, o MAR Shopping Matosinhos, inaugurado em 2008. Cinco anos depois foi promovida a diretora-geral do centro, cargo que ocupa até hoje. “É um privilégio trabalhar numa empresa que promove a igualdade e a diversidade e que nos dá a oportunidade de crescer e aprender coisas novas todos os dias”, adianta Sandra Monteiro, para quem “a família é muito importante”. “Ser capaz de equilibrar a vida familiar com uma carreira faz de mim uma mulher muito completa e feliz”.

Ana Antunes está na Ingka Centres Portugal desde 2016, um ano antes de o meeting place que agora lidera ser inaugurado em Loulé. Formada em Engenharia Civil, teve a oportunidade de ver crescer o MAR Shopping Algarve desde a fase de planeamento para ser “muito mais do que um destino de compras”“O meu foco principal é construir um lugar em que as experiências e as sensações reúnam as pessoas e que estas se sintam sempre bem-vindas, sejam as pessoas que trabalham no centro ou as que nos visitam todos os dias ou pela primeira vez. Nunca tive um período em que me sentisse estagnada, dispondo sempre de oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem, o que é um fator de motivação pessoal”, sublinha a diretora do MAR Shopping Algarve, cargo que ocupa desde 2021.

Ana Machado é outra história de sucesso no grupo. Começou como diretora de marketing do MAR Shopping Matosinhos, passou pela direção de marketing de Portugal, Espanha e França, até fazer as malas para a Dinamarca onde comandou esta área em todos os mercados europeus. Depois de ser mãe, regressou a Portugal, mas os desafios não se tornaram menos interessantes. É atualmente communication business partner para os mercados de Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Portugal, Itália e Croácia. “Quando decidi formar família tive o apoio da empresa. Regressei a Portugal e encontrei o equilíbrio entre a minha vida pessoal e profissional e tenho a estabilidade necessária para continuar a ser uma boa profissional sem sentir que tive que abdicar da minha família”.

Priorização das mulheres nas iniciativas

São histórias que assinalam o Dia Internacional da Mulher em todos os mercados em que a Ingka Centres, empresa que acredita que todos têm o direito de ser tratados de forma justa e de lhes ser dada igualdade de oportunidades independentemente do género, marca presença.

Também nas suas iniciativas, a empresa procura integrar estes valores. A título de exemplo, ainda na semana passada, o MAR Shopping Matosinhos entregou à delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa um donativo de 5.000 euros para melhorar as condições da casa de abrigo “Recomeçar”, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos.

Pure

Mulheres-Mar-Shopping