Os portugueses Manuel Guedes de Almeida e Duarte Trocado apuraram-se, na tarde deste domingo, para a segunda de três rondas do qualifying do The Campus Open, cuja jornada inaugural foi atrasada e reduzida pela chuva. A sexta edição do torneio internacional de 25.000 dólares acontece entre os dias 5 e 12 de março com os apoios do Resort da Quinta do Lago e da Federação Portuguesa de Ténis.
Num dos 10 encontros que aconteceram no primeiro dia, Manuel Guedes de Almeida impôs-se ao espanhol Nicolas Rafael Goldberg Alviani, número 1619 do ranking ATP e 12.º cabeça de série de série da fase de qualificação, com os parciais de 6-3 e 6-2.
Com esta vitória, o tenista português de 26 anos tornou-se num dos primeiros a assegurar a presença na segunda ronda, fase em que até poderá defrontar um compatriota. Para isso, Gonçalo Falcão (o mais experiente entre a comitiva lusa que compõe esta fase do torneio) terá de superar o alemão Jimmy Yang (1425.º), 10.º colocado na lista de cabeças de série.
Quanto a Duarte Trocado, o jovem do The Campus viveu uma estreia inesquecível em torneios do circuito profissional ao impôr-se contra Tiago Serpa Neves por 6-4 e 6-2 num dos três duelos 100% portugueses da primeira ronda do qualifying. Segue-se um duelo com o norte-americano Michael Zhu (1058.º e quinto pré-designado).
A jornada de segunda-feira do The Campus Open começará às 9 horas com os encontros da primeira ronda do qualifying que foram adiados devido à chuva e que incluem vários tenistas portugueses: Gonçalo Falcão, Manuel Guise Pinheiro, Martim Pinto Gonçalves, Bernardo Henriques, Afonso Portugal, André Stewart, Martim Couto, Luís Miguel Saraiva, Manuel Guedes de Almeida, Duarte Correia, Francisco Vilaça, Tomás Tenil, Rafael Miranda e Gabriel Tacanho.
GRL