Loulé | “Apagão” no Município em Prol da Sustentabilidade na Hora do Planeta 2023

0
371
Hora-Planeta

Entre as 20h30 e as 21h30 do próximo dia 25 de março, o Município de Loulé volta a ser um dos pontos do globo onde as luzes irão apagar−se, num momento simbólico de reflexão sobre as alterações climáticas.

Esta Autarquia volta, assim, a associar-se à “Hora do Planeta”, uma ação ambiental promovida internacionalmente pela organização global de conservação da natureza Associação Natureza Portugal |World Wildlife Found (WWF).

Em 2023, a “Hora do Planeta” tem como tema “Alimentação” e como conceito “Desliga-te. Dedica uma hora ao planeta”, pretendendo voltar a aproveitar o poder dos cidadãos em todo o mundo para melhor responder aos impactos das alterações climáticas, consideradas como um dos maiores desafios ambientais, sociais, económicos e até de saúde que o Planeta enfrenta, com o agravamento e maior frequência da ocorrência de eventos climáticos extremos.

A nível local, a Autarquia de Loulé compromete-se a desligar as luzes de vários edifícios e espaços públicos do concelho durante 60 minutos neste dia 25 de março: Paços do Concelho, Edifício Eng.º Duarte Pacheco/Assembleia Municipal, Monumento Eng.º Duarte Pacheco, Mercado Municipal de Loulé, Cineteatro Louletano, Muralha do Castelo de Loulé, Centro Autárquico de Quarteira e edifícios das juntas de freguesia de S. Sebastião, S. Clemente, Quarteira, Almancil, Salir, Querença, Tôr, Benafim, Boliqueime, Alte e Ameixial.

A par do “apagão global”, no presente ano pretende estimular-se a criatividade das famílias em demonstrar a sua adesão através de eventos individuais, a partir de suas casas, podendo estes eventos ser partilhados com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, em associação com a ANP|WWF, através das redes sociais ou para o seguinte email: [email protected]

Recorde-se que a “Hora do Planeta” arrancou em 2007, em Sidney (Austrália), quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição de ação climática. É hoje o maior movimento do mundo em defesa do ambiente.

CM Loulé

Hora-Planeta