Loulé | Município vence Prémio de Boas Práticas em Psicologia

0
194
Prémio-Boas-Práticas

A Câmara Municipal de Loulé venceu o Prémio de Boas Práticas em Psicologia na Administração Local – Área de Saúde Ocupacional, que vem laurear as medidas desenvolvidas na Autarquia com o Programa de Qualidade de Vida e Inovação Organizacional e o Sistema de Gestão da Conciliação.

O galardão foi atribuído durante o III Encontro de Psicólogos da Administração Local, no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, no dia 2 de março.

O Prémio de Boas Práticas em Psicologia na Administração Local é uma iniciativa que pretende reconhecer projetos relevantes e inovadores nos contextos de intervenção dos/as psicólogos/as nas diferentes áreas da ciência psicológica na administração local, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pela Câmara Municipal de Lisboa.

Esta iniciativa vem galardoar o trabalho desenvolvido pela Autarquia louletana no domínio do bem-estar organizacional. O Programa de Qualidade de Vida e Inovação Organizacional foi lançado em 2019, tendo como objetivo geral o promover do bem-estar psicológico, físico e organizacional dos/as trabalhadores/as da Câmara Municipal de Loulé através da realização de iniciativas inovadoras, desde o momento do acolhimento/integração, passando por todo o percurso na Autarquia, bem como no momento da pré-reforma e posterior fomento de um envelhecimento ativo.

Também neste âmbito, o Município de Loulé aderiu ao Pacto para a Conciliação integrado no “Programa 3 em Linha – Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal”, e implementou o Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, baseado na Norma Portuguesa 4552, sendo, desde setembro de 2020, como consequência das boas práticas organizacionais implementadas, detentor de Certificação nesta norma. O Município de Loulé assumiu o seu compromisso em matéria de promoção e disseminação de boas práticas, que permitam contribuir para a satisfação e motivação dos/as trabalhadores/as.

Assim, com este programa de bem-estar organizacional que foi agora premiado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pela Câmara Municipal de Lisboa, pretende-se através de um conjunto de medidas estruturadas e constantemente monitorizadas e de uma constante auscultação dos/as trabalhadores/as e restantes partes interessadas, proporcionar níveis mais baixos de stresse e níveis mais elevados de motivação, compromisso, inovação e satisfação, cientes que tal poderá ser crucial no melhoramento do desempenho, da produtividade e sucesso da Autarquia e dos serviços prestados aos/às munícipes.

CM Loulé

Prémio-Boas-Práticas