Doença Hemorroidária – O que comer? 5 recomendações

0
701
Alimentação-Hemorroidal

Os excessos alimentares levam muitas vezes à descompensação de certas patologias, nomeadamente a doença hemorroidária. Sabe-se que a ingestão excessiva de alimentos picantes e de álcool pode agravar os sintomas e provocar o aparecimento de hemorroidas. Por isso, recomenda-se a adoção de uma dieta saudável.

As hemorróidas são estruturas de tecido conjuntivo, extremamente vascularizadas localizadas no canal anal e podem provocar comichão, dor, perdas de sangue e exteriorização, podendo conduzir a crises de doença hemorroidária. Uma das principais causas que provocam a doença hemorroidária é a obstipação e o consequente esforço realizado durante a ida à casa de banho, que sobrecarrega as veias hemorroidárias. Além disso, a ingestão excessiva de alimentos picantes e de álcool provoca a irritação do intestino e pode agravar os sintomas das hemorróidas.

“A alimentação e a adoção de um estilo de vida saudável são consideradas fortes aliados na prevenção e no tratamento das hemorróidas. Sendo a obstipação considerada a principal causa do seu aparecimento e agravamento, é recomendada a adoção de uma dieta alimentar adaptada à doença, para evitar e controlar possíveis crises”, destaca Mariana Abecasis, nutricionista.

Os alimentos ricos em fibras são os mais recomendados na doença hemorroidária porque promovem o bom funcionamento do trânsito intestinal e ajudam a amolecer as fezes. As fibras são consideradas essenciais para prevenir a obstipação e podem ser encontradas em legumes, frutas e cereais integrais. Além disto, a ingestão de bastante água é, igualmente, fundamental.

Alimentos essenciais no controlo da doença hemorroidária – 5 recomendações:

  • Alimentos ricos em fibras (pão escuro, arroz e massas integrais, etc.)
  • Legumes de folhas verdes (brócolos, espinafres, agrião, etc.)
  • Sementes (de chia, etc.)
  • Frutas cruas
  • Frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, etc.)

Depois dos excessos é importante voltar a uma alimentação saudável. Em caso de agravamento da doença hemorroidária, é recomendável procurar um profissional de saúde. O tratamento pode variar de acordo com a situação de cada doente, sendo que os medicamentos venoativos, indicados para o tratamento das crises e prevenção das recorrências, e os tópicos para um alívio local complementar são as terapêuticas mais utilizadas, em fase de crise. Sendo uma doença com manifestações recorrentes e por vezes incapacitantes, um tratamento mais consistente pode passar pelo tratamento instrumental em regime ambulatório (esclerose; laqueação elástica; …) ou cirúrgico.

Saiba mais em www.ashemorroidas.pt.

CB

Hemorroidas