MAP Algarve | Conversas “Escola do Séc. XXI, Comunidade e Competição?”

0
665
Webinar-Escola-Séc.XXI

Com este ciclo de conversas/webinars, acreditando que a Escola deve ser uma verdadeira comunidade educativa em que todos os intervenientes concorrem para o mesmo objetivo, e não por objetivos individuais, entendemos que seria o momento de podermos conversar com todos os intervenientes do processo educativo e outros parceiros que concorrem para o sucesso desse processo, promovendo o debate de ideias e, acima de tudo, contribuindo, com todos os agentes educativos, para um melhor modelo educativo.

A comunidade educativa integra, sem prejuízo dos contributos de outras entidades, os alunos, os pais ou encarregados de educação, os professores, o pessoal não docente das escolas, as autarquias locais e os serviços da administração central e regional com intervenção na aérea da educação, nos termos das respetivas responsabilidades e competências.

Queremos uma escola que acolhe as suas crianças no respeito pela sua individualidade, que lhes permite sonhar e as incentiva a fazê-lo, que lhes dá o poder de fazer escolhas, de decidir e de empreender para concretizar os seus projetos, tornando-as felizes e competentes. Queremos uma escola que acolhe os pais e a comunidade envolvente de forma transparente, que dá a conhecer o que faz, que incentiva a colaboração ativa dos pais, familiares e membros da comunidade local, estimulando a criação de parcerias com bons resultados, porque torna as suas comunidades educativas mais felizes, tranquilas e confiantes.

Acreditando que o MAP (Movimento Associativo de Pais) pode ter um papel fundamental nesse processo de construção, não nos podíamos demitir do nosso papel, e depois de conversarmos com professores, diretores, coach, abordando vários aspetos relevantes da construção dessa comunidade, acreditando, que apesar do momento conturbado que a educação vive, todos somos convocados para contribuir para as soluções que necessita, devendo ser um território de partilha e não de competição, entendemos que este seria o momento de falarmos com os sindicatos, parte fundamental, sem duvida, para as respostas que a educação necessita e, em particular a classe docente, articularmente aqueles que exercem sua atividade de forma coerente.

Assim, convidámos o Dr. João Dias da Silva, secretário-geral da FNE, para conversar connosco sobre o tema: “Escola do Séc. XXI, Comunidade e Competição?”, no próximo dia 9 de março, pelas 21h30, na plataforma zoom, para nos dar a sua visão e, como tem sido habitual com a moderação de Alberto Santos, membro do CC da Fapemaia e ex-membro do CE da Confap, acreditando que as iniciativas serão um contributo efetivo para a construção de uma escola verdadeira comunidade educativa.

“Todo o ponto de vista é a vista de um ponto” Leonardo Boff

Evento gratuito, mas de inscrição obrigatória: https://forms.gle/NiJET1ReudGWPmkX9

MAP Algarve

Webinar-Escola-Séc.XXI
CriancasMAPAlgarve1