Quarteira | Exposição “Sopro” de C.atarina Figueiredo e Rita Borralho Silva

0
532
Exposição-Sopro

De 11 de março a 29 de abril, a exposição “Sopro”, das artistas C.atarina Figueiredo e Rita Borralho Silva, vai estar patente ao público na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira.

A associação Alfaia – arte e comunidade, com o apoio do Município de Loulé, lançou uma open call dirigida a jovens artistas visuais para uma Residência Artística que decorreu durante o mês de janeiro deste ano, neste concelho. A Catarina e a Rita, foram as artistas selecionadas pelo júri, constituído por elementos da Autarquia, da Universidade do Algarve e da Alfaia.

A C.atarina Figueiredo apresentou o projeto “Respiraestórias”, para o qual a artista convocou um grupo de mulheres residentes no concelho de Loulé, a participarem através de um ato de partilha em torno das suas experiências sobre o ato de respirar. Respirar traz também consigo toda uma História carregada de poderes curativos, autocontrolo e autoconhecimento. No entanto, pouco prestamos atenção no nosso quotidiano a este ato e imaginamos que este se trata de um lugar reservado apenas para Outros, em rituais distantes.

E se trouxéssemos para o espaço do atelier, da galeria, da exposição, um curativo disfarçado de experimentação? 

A Rita Borralho Silva propôs o projeto “Baile Fogo”, que partiu do nosso tradicional Corridinho. É um projeto de investigação artística que pretende analisar a dança enquanto documento da identidade cultural e individual, revelando a história através de um corpo em movimento, e tornando-se política, quando usada como uma voz. Coexistência e Catarse.

C.atarina e Rita provocaram o encontro dos seus projetos, entre elas e com a comunidade. Esse encontro é-nos dado a ver com recurso a instalações de vídeo e sonoras que transformam o espaço da galeria.

Estas duas propostas culminam num sopro, um projeto expositivo que representa movimentos transtemporais, transdisciplinares e a frescura que o título sugere.

A inauguração está marcada para as 18h00 de dia 11 de Março. O horário de visita é o seguinte: de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

CM Loulé

Exposição-Sopro