AHRESP | Fórum para Valorização das Profissões

0
365
AHRESP-Valorização-Profissões

– Evento vai reunir personalidades e especialistas de diversas áreas do Turismo no dia 29 de março, em São Miguel, nos Açores.

– A falta de mão-de-obra e o impacto da pesada carga fiscal para as empresas sobre os rendimentos do trabalho serão os grandes temas em debate.

A AHRESP vai organizar o Fórum para a Valorização das Profissões no dia 29 de março, em São Miguel, nos Açores. O evento, de participação gratuita, mas inscrição obrigatória, terá lugar no Azoris Royal Garden Leisure & Conference Hotel, em Ponta Delgada, a partir das 10h00.

A abertura conta com as participações de Carlos Moura, presidente da direção da AHRESP, Pedro Nascimento Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e Berta Cabral, secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

Ao longo do dia, em três painéis, especialistas de diversas áreas vão expor as suas visões sobre a temática da valorização das profissões, uma necessidade que a AHRESP reforça constantemente como sendo fundamental para mitigar o problema da falta de mão de obra no setor do turismo.

PAINEL 1 – DESAFIOS LABORAIS: DIFERENTES VISÕES?

No primeiro painel, representantes de diversas áreas vão partilhar visões, experiências e soluções sobre os principais desafios que enfrentam, nomeadamente as (não) respostas do enquadramento laboral às especificidades das suas atividades.

PAINEL 2 – TRABALHAR NO TURISMO: PERSPETIVAS E TENDÊNCIAS

A falta de pessoas disponíveis para trabalhar no setor do turismo e as melhores soluções estratégicas para resolver o problema dão o mote ao segundo painel. Será o investimento na formação e na dignificação suficiente para resolver o problema? A solução passa por pagar melhores salários ou há outros fatores tão ou mais valorizados pelos profissionais? Existem casos de sucesso? Já existem experiências em restaurantes total ou parcialmente automatizados. Estaremos a caminhar para a “substituição” das pessoas? Estará a escassez de profissionais a incentivar novos mercados?

PAINEL 3 – FISCALIDADE COMO INCENTIVO AO EMPREGO

A urgente necessidade de aliviar o peso que as empresas carregam por conta da carga fiscal e contributiva sobre os rendimentos do trabalho será o tema central do último painel. Tem a que a fiscalidade sobre o trabalho funcionado como um entrave ao emprego? Que medidas devem ser tomadas para que a fiscalidade funcione como um verdadeiro incentivo à contratação e à manutenção de postos de trabalho? São estas as questões que vão incitar ao debate e à partilha de ideias sobre outra das grandes preocupações da AHRESP.

A inscrição no Fórum para a Valorização das Profissões permite ao participante usufruir de uma tarifa especial de alojamento protocolada com o Azoris Royal Garden Leisure & Conference Hotel.

O email de confirmação da inscrição serve de prova no momento da reserva.

Contacto para reserva: [email protected]

INSCRIÇÃO GRATUITA AQUI

PROGRAMA COMPLETO do Fórum para a Valorização das Profissões.

AHRESP

AHRESP-Logotipo