CCISP | Missão de Promoção da Internacionalização dos Politécnicos no Brasil

0
803
CCISP-Brasil

O Brasil é o próximo destino das missões de promoção externa do Ensino Superior Politécnico. Ao longo de duas semanas, a missão coordenada pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) irá percorrer seis cidades brasileiras e desenvolver um conjunto significativo de encontros e reuniões de trabalho com representantes do ensino brasileiro e do setor empresarial. Esta missão arranca já hoje, 10 de março, e acompanha uma outra missão liderada pelo secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira.

CCISP tem vindo a realizar um conjunto significativo de ações de promoção externa e ainda esta semana concluiu uma missão à Colômbia, no âmbito do raio de ação do projeto Portugal Polytechnics International Network (PPIN). Com o fito de captação de estudantes colombianos para o sistema superior politécnico nacional, a delegação composta pelos politécnicos do Porto, Guarda e Leiria marcou presença no Salão de Estudantes de Bogotá e visitou três colégios de ensino médio, participou em sessões de networking com congéneres locais e reuniu com a Embaixada de Portugal na Colômbia, para agilizar a articulação de procedimentos ao nível de vistos e ligações empresariais.

Já no Brasil, a missão de promoção externa conta com a presença de 16 instituições, integrando os representantes das escolas superiores de Enfermagem de Lisboa e de Coimbra, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, bem como dos politécnicos de Beja, Castelo Branco, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Tomar, Viana do Castelo e Viseu.

“Estamos a falar de um mercado muito importante, com um potencial de atração de novos estudantes e de investimentos significativos”, salientam os responsáveis do CCISP no arranque de uma missão que vai passar pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte. Recorde-se que o contingente estudantil brasileiro em Portugal ronda os 20 mil alunos e representa cerca de 40% dos alunos estrangeiros em todo o Ensino Superior português.

A missão conta, já hoje, com uma receção no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, durante a qual as instituições de Ensino Superior Portuguesas participantes no Salão do Estudante vão ser recebidas pelo Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, o embaixador António Pedro Rodrigues da Silva, com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior.

Durante o dia de amanhã, 11 de março, decorre a inauguração do Salão do Estudante, a maior feira de estudos no exterior da América Latina e que, nesta edição, tem Portugal como país convidado. A oportunidade será aproveitada pelo secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, para apresentar as instituições portuguesas e liderar a visita protocolar da comitiva pelo evento.

Ao longo das duas semanas em que decorre a missão, vão realizar um conjunto de jornadas de networking, ações de captação de estudantes, visitas a eventos setoriais, iniciativas de formação, reuniões business to business e bilaterais com decisores locais, bem como atividades diversificadas de contacto com alunos do ensino secundário brasileiro, na componente mais prática da ação no Brasil. Que a espaços conta com ações de promoção no âmbito do projeto PPIN.

Do périplo consta ainda uma reunião de trabalho com a REARI – Rede de Assessorias Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro, que está a preparar um protocolo de mobilidade entre Portugal e o Brasil, no domínio dos sistemas de ensino. No contexto da missão, a capital brasileira acolherá ainda uma reunião do Comité Permanente de Cooperação CCISP – CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), com o intuito de refletir, propor e promover políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação, entre os dois países.

MSImpacto

CCISP-Ensino-Sup-Técnico-2