Competição Mundial de Breaking | Júri da Final Nacional Revelado Hoje

0
359
Red-Bull-BC-One-Portugal

É hoje revelado o júri do Red Bull BC One Portugal, composto por três elementos reconhecidos na modalidade, responsável por apurar os grandes vencedores da etapa nacional que tem lugar já dia 18 de março no Suspenso, em Lisboa.

ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÕES DE ATLETAS

O B-Boy Holandês Menno, tricampeão do mundo do Red Bull BC ONE, a B-Girl Francesa San Andrea e o B-Boy Brasileiro Ratin terão a seu cargo a seleção dos dois vencedores, um B-Boy e uma B-Girl, que representarão Portugal na grande final mundial que este ano acontece dia 21 de outubro, no emblemático Estádio Rolland-Garros. Já o hosting do evento estará a cargo um dos mais importantes representantes do breaking nacional, Max Oliveira.

Para serem apurados na etapa portuguesa do Red Bull BC One Cypher, o maior campeonato do mundo de Breaking que este ano conta com a final pela primeira vez em Lisboa, os atletas terão de convencer o trio de jurados durante as batalhas one-to-one através da criatividade, qualidade e dinâmica. Na véspera da final, a 17 de março, terá lugar no Porto o qualifier, na Sala Silo no NorteShopping, onde serão qualificados o Top 16 B-Boys e o Top 8 B-Girls, que disputarão a final na Capital no dia seguinte. De referir que para a final nacional foram atribuídos nove Wildcards que dão acesso direto à competição, às B-Girls CeeCee, Valeria e Nastya, assim como os B-Boys Mucha, Makumba, Hercules, Found Kid, Myhre e Lil Hill.

A etapa nacional irá selecionar os dois vencedores que vestirão as cores de Portugal na 20.ª final mundial do Red Bull BC One final, que este ano acontece em Paris, no emblemático Estádio Rolland-Garros, a 21 de outubro, cidade que recebe em 2024 os Jogos Olímpicos, onde o breaking se estreia como modalidade olímpica. O título, desta que é a maior competição internacional da modalidade, será disputado por um Top 16 masculino e um Top 16 feminino, provenientes das finais nacionais de 30 países. Todos os atletas interessados em disputar o qualifier deverão realizar a sua inscrição até dia 16 de março aqui. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, amantes da nova modalidade olímpica e não só.

No ano em que se celebram os 50 anos do Hip Hop a final nacional toma Lisboa de assalto pela primeira vez e ocupa o Suspenso (antigo Santiago Alquimista), dia 18 de março, a partir das 18h00, para a mais impressionante demonstração de breaking em terras lusas. Os pratos estarão a cargo do DJ Godzi e haverá ainda espaço para a atuação especial do MC JW, vencedor do Red Bull Francamente 2022.

O Red Bull BC One é desde há 20 anos o maior palco internacional do breaking e Portugal tem conseguido de ano para ano deixar uma forte marca, com nomes que já se tornaram referências na modalidade, como são exemplo os b-boys Bruce Almighty e Lagaet e a b-girl Vanessa. Em 2022 a edição nacional do Red Bull BC One atribuiu os troféus ao B-Boy Deeogo e à B-Girl Vanessa. Já os títulos mundiais foram para a B-Girl India e para o B-Boy Victor.

RB

Red-Bull-BC-One-Portugal-1