A importância da presença e participação ativa do pai na vida do bebé e do casal é cada vez mais visível e esperada pela sociedade. E com o Dia do Pai quase a chegar, as Conversas com Barriguinhas vão abordar o papel da figura paterna durante a gestação e pós-parto e dar a conhecer como este pode aumentar a conexão com a mãe e o bebé nas sessões online desta semana. As inscrições estão disponíveis nas plataformas.
Apesar do trabalho de parto exigir fisiologicamente mais da mãe, é importante que o pai esteja presente neste momento tão especial e desafiante para dar apoio. No dia 14 de março, pelas 17 horas, a enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica Sara Paz vai explicar tudo sobre o papel do pai no trabalho de parto.
Já a psicóloga pediátrica da clínica ForBabiesBrain Clementina Almeida vai falar sobre as cólicas do recém-nascido e ajudar os casais a aliviar as dores do bebé nestes momentos de aflição.
Além da sua participação fundamental no trabalho de parto, a importância do papel do pai acresce depois do bebé nascer. Dividir as tarefas com a mãe, como a higiene do bebé, é fundamental para evitar esgotamentos e promover o bem-estar em casa. Assim, no dia 16 de março, pelas 17 horas, a médica dentista e autora do blog “Dente a Dente”, Inês Guerra Pereira, vai estar presente para explicar como o pai pode ajudar com a higiene oral do bebé.
Outra forma de dividir tarefas é preparar a hora da refeição, principalmente nas primeiras semanas pós-parto quando a mãe ainda está a recuperar. Por isso, Rui Marques, autor do Blog “A Pitada do Pai”, vai abordar o tema “O Pai também cozinha!”
Nos primeiros meses de vida, a conexão do bebé com a mãe é muito grande, pelo que é importante que o pai se esforce para estabelecer uma relação de proximidade com o bebé. Nesse sentido, a conselheira em Aleitamento Materno Raquel Fonseca vai explicar a importância do contacto pele com pele para promover esta conexão com a figura paterna.
A importância das células estaminais do cordão umbilical do bebé vai estar ainda em destaque em ambas as sessões. Joana Gomes, conselheira em células estaminais da Crioestaminal, vai explicar o que são estas células e dar a conhecer os benefícios de guardar este recurso terapêutico, que só pode ser colhido no momento do parto.
Além do conjunto de descontos dos parceiros da iniciativa a que todos os inscritos vão ter acesso, uma das grávidas participantes nas sessões de março vai receber uma mala de maternidade.
BCW