Loulé | Arte das Platibandas em Destaque no “Loulé na Linha do Tempo”

0
830
Platibandas-Loulé

“Platibandas das casas de Loulé: função e arte” é o assunto que vai ser abordado pelo conferencista Alexandre Arménio Tojal, em mais uma sessão do ciclo “LOULÉ na linha do tempo”, que acontece a 18 de março, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães.

Quem olha para as fachadas das casas algarvias mais antigas, e Loulé continua a ser um bom exemplo, dá conta de muitas platibandas resistentes ao camartelo. É difícil ser-se indiferente a estes remates decorados que escondem a cobertura, telhado ou terraço, quase sempre com enorme efeito visual.

A inventiva artística de quem construiu as platibandas ao longo dos séculos XIX e XX teve na base uma resposta a necessidades do viver urbano, mais organizado e mais confortável. Essa resposta ficou espelhada nas normas do poder municipal e nas práticas de arquitetura dos seus técnicos.

Alexandre Arménio Tojal é Doutor em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigador do Instituto de História da Arte da FCSH/UNL e do Museu da Presidência da República, é autor de diversos estudos na área da História de Lisboa, Arte e Património. Desde 2009, é curador e cocurador de exposições no Museu da Presidência da República.

CM Loulé

Platibandas-Loulé