Quarteira | 21º Triatlo Internacional de Quarteira – Carlos Gravata

0
926
Triatlo-3

Desporto e turismo voltam a estar de mãos dadas numa das provas de referência do circuito europeu de triatlo, que volta a disputar-se em Quarteira, nos dias 25 e 26 de março. O Triatlo Internacional de Quarteira – Carlos Gravata avança para a sua 21ª edição e vai incluir três provas, duas internacionais e uma competição nacional por equipas.

O belo cenário de Quarteira receberá as três provas com os três segmentos da modalidade: os atletas nadam na praia junto ao Hotel D. José, passam na primeira transição para montarem nas bicicletas e pedalar pelas principais avenidas da freguesia, num percurso que, apesar de maioritariamente plano, conta com alguns desafios. Seguidamente, os participantes deixam as bicicletas no parque de transição para correrem ao longo do passeio marítimo de Quarteira, onde contarão com o habitual aplauso do entusiasta público.

O programa arranca no sábado, dia 25 de março, com a realização das provas da Taça da Europa Elites femininas e masculinas com a participação de aproximadamente 150 atletas. Presenças habituais como Melanie Santos, Inês Rico, André Silva ou João Pereira, além de atletas vindo de Espanha, França, Suíça, Alemanha ou Holanda, entre outros, juntam-se a esta edição.

No domingo têm lugar as provas da Taça da Europa Juniores masculinos e femininos, com uma start list de 140 inscritos nas duas categorias. Entre os jovens que vão entrar em ação estarão atletas portugueses de elevado nível como João Nuno Batista, Gabriel Santos, Duarte Fernandes, Maria Gonçalves, Matilde Santos ou Lectícia Magalhães. O evento culmina com a segunda etapa da Taça de Portugal onde se espera uma participação recorde de aproximadamente 450 atletas.

A prova de Quarteira conta habitualmente com muito público que aplaude incansavelmente ao longo do percurso, facto que motiva a participação de triatletas nacionais e internacionais. Por ter excelentes condições para a prática de Triatlo, e sendo uma das primeiras competições da época, esta prova inclui alguns atletas de grande nível que participam com o objetivo de treinar e aferir o seu nível competitivo.

A Taça da Europa de Elite disputa-se na distância olímpica (1500 metros a nadar, 40km de ciclismo e 10km a correr) e na distância sprint na categoria júnior e na Taça de Portugal (750 metros a nadar, 20km de ciclismo e 5km a correr).

Quarteira tem sido ao longo dos anos um destino para muitos triatletas e para a organização da prova, rendidos às condições de excelência que aqui encontram.“We’ve got the weather, we got the venue, we got the town that is very helpful….It’s spectacular”/ “Temos o clima, temos o local, temos a cidade que é muito útil… É espetacular”, refere Chris Kitchen, da União Europeia de Triatlo.

CALENDÁRIO

Sábado, 25 março: Taça da Europa de Triatlo  (Elite)

13h45 Partida Feminina da Taça da Europa de Triatlo

16h30 Partida Masculina da Taça da Europa de Triatlo

Domingo, 26 de março: Taça da Europa de Triatlo (Juniores)

08h45 Partida Feminina da Taça da Europa de Juniores de Triatlo

10h00 Partida Masculina da Taça da Europa de Juniores de Triatlo

11h00 Partida da Taça de Portugal de Triatlo (2ª etapa)

CM Loulé