Baby Health Summit | Debate Online – Maternidade “Real” sem Idealizações e Estereótipos

0
919
Maternidade-Real

O Congresso 100% online e gratuito é já no dia 25 de março, entre as 10h e as 13h.

Inscreva-se gratuitamente aqui e saiba o que os especialistas têm a dizer sobre alguns dos hot topics da maternidade e nascimento.

O movimento em prol da maternidade real tem ganho cada vez mais força, principalmente nas redes sociais, onde se assiste à partilha de experiências, desafios e vulnerabilidades da maternidade entre as mães.

Para que as mães fiquem a conhecer o que é, afinal, a maternidade “real” na voz dos especialistas, o Baby Health Summit, o maior evento online sobre a saúde do bebé para grávidas e futuros pais, está de volta com a quinta edição, no dia 25 de março, entre as 10h00 e as 13h00.

O objetivo é desmistificar alguns dos padrões que rotulam a gravidez e a maternidade ideal, sem deixar de reforçar a importância do acompanhamento especializado na tomada de decisões únicas e informadas em prol da saúde dos pais e do bebé, e abordar os desafios que surgem após o nascimento do bebé.

O encontro tem início com o tema “E da Mãe, quem cuida?” abordado por Carmen da Silva, psicóloga clínica na área Perinatal, que alerta para importância de prestar atenção às necessidades da mãe que vive numa montanha-russa de emoções, hormonas, desafios e responsabilidades.

Ao longo da gravidez, há decisões importantes que devem ser tomadas, como a de guardar ou doar as Células Estaminais do Cordão Umbilical do bebé, que só podem ser colhidas no momento do parto. Uma decisão muito importante, dadas as suas aplicações atuais no tratamento de mais de 90 doenças, e o crescente número de ensaios clínicos com células estaminais do cordão umbilical em doenças como diabetes, esclerose múltipla, lúpus ou AVC. 

A Diretora Médica, Alexandra Machado, e a Diretora de Gestão de Clientes, Joana Gomes, da Crioestaminal vão, por isso, marcar presença para demonstrar o real benefício destas células e esclarecer dúvidas.

De seguida, o médico pediatra Hugo Rodrigues, autor do site “Pediatria para Todos”, vai desmistificar a maternidade abordando mitos e inverdades da cultura popular.

Um dos aspetos da maternidade em que as mães sentem mais pressão social e familiar é a amamentação, muitas vezes vista como algo inquestionável. No entanto, o início e a duração da amamentação constituem uma decisão pessoal que requer o conhecimento prévio dos benefícios para a mãe e o bebé, mas também dos desafios. Por isso, a enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica Carmen Pacheco vai debruçar-se sobre “A romantização da amamentação”.

O evento encerra com “A maternidade depois dos 40”. Numa altura em que as mulheres priorizam cada vez mais a sua carreira, a maternidade muitas vezes fica para segundo plano e por isso muitas mulheres são mães já depois dos 40, quando já sentem estabilidade na sua vida profissional. Assim, a médica ginecologista e obstetra Alexandrina Mendes vai falar sobre a maternidade depois desta idade.

Programa 5.ª edição Baby Health Summit 

10:00 | Abertura  

10:05 | E da Mãe, quem cuida?

Orador: Carmen da Silva, Psicóloga Clínica na área Perinatal

10:45 | O real benefício de guardar as Células Estaminais do Cordão Umbilical do bebé

Orador: Especialistas em Células Estaminais da Crioestaminal

11:30 | A romantização da amamentação

Orador: Carmen Pacheco, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica

12:00 | Mitos e inverdades da cultura popular

Orador: Hugo Rodrigues, Médico Pediatra e autor do site Pediatria para Todos

12:30 | A maternidade depois dos 40 

Orador: Alexandrina Mendes, Médica Ginecologista e Obstetra

13:00 | Encerramento   

Link para inscrição gratuita aqui. 

BCW

Maternidade-Real