Cancro Sem Temor | “O ar que respiro” novo episódio dedicado ao Cancro do Pulmão

0
688
Cancro-sem-Temor-2ª

O IPO do Porto divulga, esta quarta-feira, o novo episódio do podcast “Cancro Sem Temor”, com o título “O ar que respiro”, e dedicado ao cancro do pulmão. É o terceiro tipo de cancro mais frequente em ambos os sexos, sendo também o mais letal no nosso país. São diagnosticados, todos os dias, 14 novos casos de cancro do pulmão. Em Portugal foram diagnosticados 5415 novos casos de cancro do pulmão em 2020, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Marta Soares, Oncologista médica na patologia de pulmão, Gonçalo Paupério, Cirurgião Torácico e Padre Jorge Duarte, doente de cancro do pulmão, são os intervenientes deste novo episódio moderado pela jornalista Lúcia Gonçalves.

Ao longo da conversa conhecemos o testemunho do Padre Jorge Duarte, que foi confrontado com o diagnóstico no verão de 2012. Marta Soares aborda as principais manifestações e sinais de cancro do pulmão e a necessidade de um programa nacional do rastreio do cancro do pulmão, mas também as dificuldades em implementá-lo em Portugal. “A maior parte dos fumadores sabe que estão a incorrer no risco, portanto não se dirigirem ao seu médico para fazer um rastreio, têm medo do que vão encontrar e muitas vezes não aderem”, alerta.

A cirurgia torácica é um dos tipos de tratamento explicado por Gonçalo Paupério durante o episódio: “A cirurgia torácica acompanha o doente nas diferentes fases do seu percurso, desde o diagnóstico ao tratamento”, alertando que “os doentes chegam às nossas mãos, a maior parte das vezes, demasiado tarde. É um tumor que dá poucos sintomas, e quando surgem, muitas vezes, já está desenvolvido”.

“Cancro sem Temor” é um projeto do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela. Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social. O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

LPM

Cancro-sem-Temor-2ª