Portimão | Concerto da Páscoa pela ‘Orquestra do Algarve’

0
514
Orquestra-Algarve-Martim-Tavares
Concerto no teatro das Figuras da Orquestra Classica do Sul ( OCS ) de apresentação do novo maestro Martim Sousa Tavares . O programa foi The Unaswered Questions , de Charles Ives , Fantasia on a theme by Thomas Tallis , de Ralph Vaugham Williams , e a quarta sinfonia de Ludwig Van Beethoven . Faro , 06 de Fevereiro de 2023 . ©Enric Vives-Rubio

O Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe na noite de 8 de abril o Concerto da Páscoa a cargo da Orquestra do Algarve, sob a batuta do seu novo maestro titular, Martim Sousa Tavares.

Durante o espetáculo, com início marcado para as 21h00, serão interpretadas obras de Benjamin Britten (Lachrymae c/ viola d’arco solo), Antonio Vivaldi (Sinfonia Al Santo Sepolcro), Richard Wagner (Música de Sexta-Feira Santa de Parsifal) e Joseph Haydn (Sinfonia nº96, O Milagre), que evocam os últimos momentos da vida de Cristo e o milagre da sua ressurreição, simbolizando musicalmente algumas das principais simbologias pascais.

Este concerto é também a ocasião para ouvir Sofia Silva Sousa, jovem e premiada violetista portuguesa que atualmente desenvolve a sua carreira na London Symphony Orchestra e que atuará como solista em viola d’arco.

A atravessar por mudanças importantes, com vista a melhor desempenhar o seu papel enquanto agente cultural da região, a ainda Orquestra Clássica do Sul regressará a partir de 1 de abril à designação original de Orquestra do Algarve, acompanhando esta medida de novo logotipo, novo site e nova identidade visual, além de se ter reforçado no início do ano com o jovem maestro titular Martim Sousa Tavares.

Reconhecido pela sua visão ousada e refrescante de promover a música clássica em Portugal, Martim Sousa Tavares vem contrariando a ideia generalizada de se tratar de um género sério e formal.

Maestro fundador da premiada Orquestra Sem Fronteiras (Idanha-a-Nova), bem como da Orchestra di Maggio (Brescia), e um dos jurados mais marcantes do Programa “Ídolos” da SIC, o músico possui uma atividade intensa e de proximidade com o público no âmbito da comunicação cultural e assinou mais de 150 programas na RTP2, RTP Palco e Antena 2.

É seu objetivo imprimir um estilo dinâmico à renovada Orquestra do Algarve e estimular os jovens a ouvir e a sentir a música erudita de maior qualidade produzida desde o século XVIII.

Os ingressos para o Concerto de Páscoa de 8 de abril no TEMPO têm um custo de 10 euros e podem ser adquiridos desde já em.

https://tempo.bol.pt ou na bilheteira do TEMPO, de terça a sexta-feira entre as 13h00 e as 18h00, e no dia do espetáculo das 13h00 às 21h00.

CM Portimão

Orquestra-Algarve-Sofia-Sousa