DRCALg | Candidaturas Abertas ao PAACA 2023

0
332
DRCALg-Candidaturas-PAACA

As candidaturas ao Programa de Apoio à Ação Cultural do Algarve 2023 (PAACA), promovido pela DRCAlg, decorrem de 20 de março a 26 de abril.

Enquanto instrumento de execução de uma das atribuições da DRCAlg – apoiar iniciativas culturais locais ou regionais, de caráter não profissional -, o PAACA propõe-se contribuir para a crescente correção das assimetrias no acesso à fruição cultural das populações, ao mesmo tempo que promove a crescente qualificação e capacitação dos agentes culturais no território.

No âmbito do PAACA, os agentes culturais podem candidatar-se a duas áreas de apoio, independentemente da área ou expressão cultural e/ou artística contemplada: Criação/Produção e Programação/Circulação. Todas as atividades têm que acontecer em 2023, na região do Algarve.

Na análise das candidaturas, é considerado como critério de valorização dos projetos apresentados, a existência fundamentada de relação direta ou indireta com o contributo da cultura para os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos na Agenda 2030.

São, igualmente, valorizados outros critérios, nomeadamente: o combate à exclusão social e à desertificação do interior do Algarve, a partir de uma oferta cultural diversificada e participada, bem como o reforço do papel das Artes e Cultura na sensibilização para questões como; o respeito pelos direitos humanos, a igualdade e não discriminação, o combate à violência doméstica, a integração das comunidades ciganas e outras minorias, a promoção da participação dos jovens, os desafios colocados pelas migrações e integração sócio-territorial; a educação para a cultura e para as artes e promoção de hábitos culturais junto dos jovens; e a valorização do património material e imaterial do Algarve e a preservação das tradições, memórias e identidade, incluindo a revitalização de núcleos e centros históricos.

A criação de parcerias e redes de colaboração, numa lógica de produção artística e cultural em rede, com diversos atores e organismos, como autarquias, escolas, fundações e outros agentes associativos e/ou do setor privado, que podem ou não ser do setor cultural, é outro dos critérios de valorização das candidaturas.

Na área da Criação/Produção, são elegíveis projetos de criação de espetáculos no âmbito das artes performativas, das artes visuais/plásticas/digitais, cinema, multimédia e suportes digitais, e que podem, ou não, incluir a apresentação ao público. Nesta categoria, estão também incluídos os projetos de residências artísticas, ou períodos de criação no domínio das artes performativas e das artes visuais/plásticas/digitais, que integrem artistas e profissionais do setor cultural algarvios ou residentes no Algarve, e que podem, ou não, incluir a apresentação ao público.

Na Programação/Circulação, estão incluídos os festivais, ciclos, itinerâncias e/ou concursos nos vários domínios das artes performativas (dança, música, teatro, circo contemporâneo e cruzamentos disciplinares). Incluem-se, nesta área de apoio, os ciclos ou mostras de cinema, multimédia ou arte digital, assim como as itinerâncias e exposições de artes plásticas e /ou visuais;

As candidaturas decorrem até às 23h59, de dia 26 de abril, e devem ser enviadas para [email protected].  

As regras, formulários e restante documentação de apoio estão disponíveis em www.cultalg.pt.

DRCALg

DRCALg-Candidaturas-PAACA