“Aqua Portimão” Apaga as Luzes para Sensibilizar sobre as Mudanças Climáticas

0
518
Aqua-Portimão-Hora-Planeta

No dia 25 de março, o Aqua Portimão volta a participar na Hora do Planeta, uma ação mundial da WWF, com o objetivo de preservar a natureza e combater as alterações climáticas. No âmbito da política de Act 4 Good, de forma regular, já apaga as luzes da sua fachada pelo que, de forma simbólica, vai apagar as luzes do logótipo e apela a que toda a comunidade, entre cidadãos e empresas, se juntem.

O Aqua Portimão, centro comercial da Klépierre – proprietária e gestora de mais de 100 centros comerciais na Europa -, continua a contribuir para a sensibilização da população em causas afetas à proteção do meio ambiente e, mais uma vez, une-se à Hora do Planeta ao apagar as luzes do logótipo do centro comercial, situado na torre, durante 1h, no dia 25 de março às 20h30 (hora local).  Este ano, a ANP / WWWF dedica a iniciativa a reforçar o trabalho sobre alimentação sustentável como o melhor caminho para a descarbonização, um tema que é próximo ao centro comercial, que acaba de comemorar o 1º ano do projeto da Horta Urbana onde toda a comunidade é convidada a aprender sobre agricultura sustentável e cujas receitas são doadas a instituições locais.

Com início em 2007, a Hora do Planeta foi criada pela WWF (World Wildlife Fund), uma organização destinada à conservação da vida selvagem e das espécies em vias de extinção, tornando-se num fator crucial para a dinamização de um impacto ambiental positivo, tendo já possibilitado grandes mudanças legislativas. Visto a natureza se encontrar em crise, a WWF caracteriza 2023 como um ano de mudança, marcando uma viragem na caracterização desta hora dedicada ao Planeta, que hoje se apresenta como uma hora de ação mais do que reflexão. Este ano, a ANP|WWF vai dedicar a sua hora do planeta em Portugal a reforçar o trabalho sobre alimentação sustentável, o melhor caminho para a descarbonização.

O Aqua Portimão procura também tomar medidas mais conscientes a favor do ambiente, respeitando o programa de responsabilidade ambiental Act4Planet, sobretudo no que diz respeito à redução de consumos e ao aumento da reciclagem. Comparando os anos de 2019 e 2022, o centro comercial conseguiu:

  • Consumo de água 2022 comparado 2019 – menos 5,1% (2022:33.567m3) vs (2019:35.379m3)
  • Consumo de energia 2022 comparado 2019 – menos 5,5% (2022: 2.647MWh) vs (2019: 2.803MWh)
  • Índice de proporção de resíduos reciclados no centro, em 2022, foi de 38%.

Dentro do tema deste ano, a Horta Urbana, um espaço permanente na esplanada, no piso 1, comemorou, recentemente, 1 ano ao longo do qual tem sido muito dinâmica a ensinar adultos e crianças a como produzir alimentos de forma sustentável. As diferentes plantações contaram com alimentos da época – entre legumes, frutas e ervas aromáticas – e geraram vários quilos de alimentos que foram doados. Para os próximos meses estão planeados novos workshops. Para saber mais informações basta estar atento às redes sociais do centro comercial.

O Aqua Portimão apela assim pela preservação e conservação do nosso Planeta e, como tal, convida-o a participar no maior evento de mobilização mundial e a dedicar 1 hora do seu dia ao Planeta. Todos juntos podemos mudar o Planeta, contamos consigo?

Companhia das Soluções

Aqua-Portimão-Hora-Planeta