GNR UCC: Montemor-o-Velho – Apreensão de Pescado em Período de Defeso

0
494
GNR-Pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Figueira da Foz, no dia 19 de março, apreendeu 615,4 quilos de sável (Alosa alosa), no concelho de Montemor-o-Velho.

No âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar a comercialização, transporte e armazenamento de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram uma viatura que transportava o pescado em situação irregular, nomeadamente, capturado em período de defeso.

No decorrer da ação policial, foram identificados três homens com idades compreendidas entre os 55 e os 60 anos e elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode chegar aos 50 000 euros. Foi ainda apreendido um barco insuflável, duas redes de tresmalho, duas pás de remo e uma bomba de insuflar.

O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário, foi doado a várias instituições de solidariedade social.

A GNR relembra que para garantir a sustentabilidade das espécies é imprescindível respeitar os períodos de defeso, a produtividade e a diversidade dos ecossistemas marinhos, minimizando assim os impactos negativos sobre as espécies.

GNR-DCRP

GNR-Pescado-1