Lagoa | Escultura na Rotunda da Nobel International School

0
490
Escultura-Rotunda-Lagoa-3

Uma escultura flutuante de grande porte, com uma complexa estrutura metálica interligando quinze globos terrestres, enriquece o espaço público de Lagoa desde o passado dia 14 de março.

Da autoria do escultor e empresário Karl Heinz Stock, “Globos Multifacetados”, é uma representação da diversidade do planeta, da natureza e das suas gentes. A escultura contou com a colaboração de onze artistas plásticos sediados no Algarve, cada um pintando a sua própria interpretação e visão do mundo.

Esta intervenção artística, adquirida pela autarquia, faz parte do projeto de requalificação levado a cabo pelo município na rotunda junto à Nobel International School. A valorização do espaço público através de elementos de arte urbana de elevada qualidade, para além de criar um ponto de atração numa zona central do concelho, enquadra-se no que vem sendo o processo de humanização do ambiente urbano do concelho e construção de um espaço público mais amigo das pessoas.

Franco Charais, com 92 anos, revolucionário de abril, membro do Conselho da Revolução e um dos fundadores da democracia, é um dos artistas plásticos que deixou o seu cunho patente num dos globos esculpidos por Karl Heinz Stock. Os outros dez artistas são: Toin Adams, Henryka Woerle, Stella Barreto, Elke Heiner, Jessica Dunn, Sofia Barreto, Jill Stott, Meinke Flesseman, Kasia Wrona e Vitalij Manich.

“Todos veem o mundo de forma diferente, e nenhum de nós está certo ou errado. E, ao apresentar um conjunto tão diversificado de interpretações lado a lado, o projeto torna-se mais inclusivo e, por conseguinte, aproxima-se mais da realidade do nosso mundo”, destacou Karl Heinz Stock.

“Era difícil encontrar um projeto artístico mais alinhado com a representação de Lagoa e do seu papel no país e no mundo. Um concelho cosmopolita, que tem orgulho em bem receber e onde acreditamos, como esta bela obra de Karl Heinz Stock, que o progresso da humanidade se alcança com intercâmbio entre os diversos povos e culturas, sem deixar ninguém para trás”, adiantou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Ao engrandecer a rotunda junto à Nobel Internacional School, escola que acolhe alunos residentes no Algarve, com cerca de meia centena de nacionalidades diferentes, oriundos dos mais variados continentes, a localização desta peça de arte urbana de grande porte consolida essa representação diversa e cosmopolita do mundo.

Mun Lagoa(Algarve)