Loulé | Exposição de Teresa Calem “Germinações”

0
359
Expo-Germinações-Teresa-Calem

“Germinações” é o nome da exposição que a artista plástica Teresa Calem leva à Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, de 24 de março a 6 de maio.

A obra da Teresa Calem há muito que estabeleceu um contacto com o público do Algarve, lugar que a artista, natural do Porto, elegeu para viver desde 1980. Outrora representada pela saudosa galeria de arte, Centro Cultural de S. Lourenço, dirigida por Volker e Marie Hueber, que nos anos 80 e 90 teve um papel muito ativo e importante na formação e divulgação das artes visuais por terras algarvias, já há algum tempo que não tínhamos oportunidade de ver, nesta região, uma exposição da sua autoria.

“Germinações” é uma exposição de reencontros: os mundos Humano e Vegetal reencontram-se no imaginário de autores oriundos de diferentes culturas, desde os primórdios da humanidade. Em “Germinações” brotam rostos que não são retratos, são todos eles seres ficcionais que germinam na imaginação da Teresa e que surgem nas suas aguarelas, em grande quantidade, em diferentes escalas. São seres que por vezes são andróginos, que aos poucos se começam a fundir com a flora, adquirindo tonalidades esverdeadas, ramos, caules. As casas também têm um lugar importante na obra de Teresa, bem como na sua vida. Também estas casas, tal como as suas personagens antropomórficas, fundem-se por vezes com o mundo vegetal, plantas de habitar ou flores piscina.

Teresa Calem propõe-nos um mundo comum, onde o Homem, as suas construções e o mundo natural podem coexistir em harmonia. No seu mundo encontramos a fábula, que cada vez mais desejamos que se transforme em realidade.

A exposição tem curadoria de Miguel Cheta e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00. A inauguração acontece às 18h00 desta sexta-feira.

CM Loulé

Expo-Germinações-Teresa-Calem