Red Seagull | “Educar para Salvar” Segurança Aquática na Comunidade Escolar

0
590
Segurança-Aquática-1

Desta vez foram os alunos da escola Pinheiro e Rosa que receberam uma formação de segurança aquática nas piscinas municipais de Faro.

Na manhã de 21 de março, os alunos foram contemplados por um dia diferente. Numa sessão de 3 horas, foram abordados conceitos, como afogamento, salvamento e cadeia de sobrevivência do afogamento. Esta sessão teve uma forte componente prática, onde os alunos aprenderam a realizar salvamentos.

Abordaram e praticaram as fases da cadeia de sobrevivência do afogamento, aprenderam a identificar afogados, aprenderam técnicas de resgate com e sem meios de salvamento, a extrair os náufragos em declives suaves.

A sessão terminou com um exercício de salvamento, onde os alunos tiveram que aplicar e testar todo o conhecimento adquirido durante a sessão.

Esta ação enquadra-se no SALVA+ Programa de Prevenção do Afogamento, da Red Seagull.

A Red Seagull, está disponível para a realização de mais ações de sensibilização sobre Boas Práticas em Meios Aquáticos, e desafia os agrupamentos de escolas do concelho de Faro, ao acolhimento desta iniciativa que é adaptável à sala de aula e à população escolar enquadrada entre os 7 e os 17 anos.

Os interessados deverão contactar através do email: [email protected].”

Segundo o Presidente da Red Seagull, Filipe Lara Ramos, “é preciso sensibilizar a população para a prevenção do afogamento, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), afirma que o afogamento é uma das principais causas de morte entre crianças e jovens de 1 a 24 anos”.”

Red Seagull