Instituto Piaget | Pós-graduação 100% online sobre Relações Internacionais

0
577
Piaget-Relações-Internacionais-3

O Instituto Piaget acaba de reforçar a sua oferta formativa pós-graduada com o lançamento de um novo curso na área das relações internacionais.

A nova pós-graduação, intitulada “Relações Internacionais – A Nova (des)Ordem Mundial: Abordagens Regionais para a Paz e os Conflitos”, surge num contexto geopolítico particularmente desafiante, com a guerra na Ucrânia, as sanções económicas à Rússia, as tensões no Indo-Pacífico e a crise energética.

O curso, em regime 100% e-learning, tem a duração de sete meses. Uma das mais-valias da pós-graduação é o facto de poder ser lecionada também em inglês, a par do português, contando com um corpo docente qualificado de especialistas nacionais e internacionais.

O objetivo é contribuir para o fortalecimento do sentido crítico dos estudantes, bem como fornecer ferramentas para uma melhor compreensão dos fenómenos da guerra e da paz, das identidades e conflitos, dos radicalismos e nacionalismos numa perspetiva global.

De acordo com a coordenadora do curso, Joana Ricarte, a pós-graduação “está delineada para fornecer uma formação especializada ancorada numa perspetiva crítica que analisa as relações internacionais contemporâneas a partir de abordagens regionais”.  

E a responsável acrescenta: “O curso fornecerá bases analíticas através de duas unidades curriculares introdutórias que incidem sobre as teorias das relações internacionais e a psicologia política, e cinco módulos de análise empírica sobre o Médio Oriente, a África, a Ásia, a América e a Europa, lecionados por especialistas de reconhecido mérito científico nacional e internacional”.

Doutorada em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra, Joana Ricarte é investigadora no Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra e professora auxiliar convidada de Relações Internacionais na Universidade da Beira Interior. É também investigadora no Centro de Estudos em Conflito e Paz da Universidade de São Paulo, Brasil, e investigadora principal num projeto de combate ao extremismo político financiado pelo programa Horizonte Europa da Comissão Europeia.

O corpo docente integra ainda especialistas como Daniel Pinéu, professor e tutor no Colégio Universitário de Amsterdão, bem conhecido dos portugueses pelo seu papel como comentador televisivo; António Leitão, que produziu uma tese de mestrado centrada na relação energética entre a Rússia e os seus parceiros e tem escrito sobre a política de vizinhança da UE, incluindo o caso da Ucrânia; e Cátia Moreira de Carvalho, investigadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e consultora da Comissão Europeia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Entre os docentes convidados contam-se também Roberta Holanda Maschietto, autora do blog “Peace Reflections” e investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Marcos Alan Ferreira, professor na Universidade Federal de Paraíba, no Brasil, e na Universidad Núr, na Bolívia; e Guilherme Casarões, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, Brasil.

Informação completa sobre a pós-graduação em:

https://ipiaget.org/pos-graduacoes/relacoes-internacionais-a-nova-desordem-mundial-abordagens-regionais-para-a-paz-e-os-conflitos/

IPiaget