AIA | Grande Prémio Tissot Portugal “Jake Miller” Bate Recorde no Algarve

0
830
Jake-Miller-AIA

Depois de uma longa espera, o MotoGP regressou à acção para o Grande Prémio TISSOT de Portugal, e foi Jack Miller que liderou o Dia 1 de 2023. O australiano bateu o recorde da volta com 1m37.746s para se colocar à frente de Maverick Viñales e do actual campeão Francesco Bagnaia.

Aos comandos da sua KTM RC 16 Jake Miller foi hoje a grande surpresa no primeiro dia do GP Tissot de Portugal ao registar a volta mais rápida de sempre aos 4592 metros de perímetro do Autódromo Internacional do Algarve, uma volta conseguida de forma surpreendente nos derradeiros momentos de uma sessão marcada por duas situações de bandeira vermelha, a primeira por uma falha de energia que forçou a paragem da sessão quando faltavam 46 minutos para o seu final, a segunda mais tarde devido a uma queda sofrida por Pol Espargaró a cerca de 15 minutos do final e que acabou por lançar um ataque desenfreado aos melhores tempos quando foi novamente reaberta a pista.

Os derradeiros minutos foram por isso impróprios para cardíacos e foi o australiano da KTM quem surpreendeu tudo e todos com a primeira posição num lote de pilotos onde os dez primeiros ficaram separados por menos de seis décimas de segundo e no qual não entrou Alex Márquez, o mais rápido na sessão matinal.

O campeão do mundo Francesco Bagnaia foi o terceiro mais veloz na frente de Luca Marini e Jorge Martin, este o primeiro a quebrar o recorde do circuito nesta animada primeira jornada de mundial MotoGP 2023.

Miguel Oliveira não teve um dia para recordar na sua estreia com a Aprilia ao terminar o dia na 19ª posição depois de uma queda que o deixou limitado fisicamente. Apesar do esforço o piloto de Almada não conseguiu numa derradeira tentativa encontrar o ritmo para uma volta rápida que o colocasse entre os dez primeiros, aqueles que têm acesso directo á segunda fase da qualificação e que define as quatro primeiras linhas da grelha de partida.

Em Moto2 foi Pedro Acosta quem fechou o dia na frente de Jake Dixon e Filip Salac, sendo Daniel Holgado o mais rápido nas Moto3 face a Diogo Moreira e Davd Muñoz.

Amanhã realiza-se a qualificação e a Sprint, a principal novidade do programa de um GP que consiste numa corrida mais curta, com 12 voltas de duração e que será o primeiro grande confronto do ano.

Resultados
1.Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) – 1:37.746
2. Maverick Viñales (Aprilia Racing) + 0.037
3. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) + 0.147
4. Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team) + 0.190
5. Jorge Martin (Prima Pramac Racing) + 0.282
6. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) + 0.306
7. Johann Zarco (Prima Pramac Racing) + 0.403
8. Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing) + 0.449
9. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) + 0.544
10. Enea Bastiaini (Ducati Lenovo Team) + 0.547

AIA