Loulé | Município assinala Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Água

0
581
Dia-Florestas-Loulé-2

Com o intuito de assinalar o Dia Internacional das Florestas (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março), o Município de Loulé dinamizou diversas iniciativas alinhadas com a política local de ação climática e a salvaguarda ambiental.

Ano após ano, no âmbito do Dia Internacional das Florestas, a Câmara Municipal de Loulé tem realizado ações de sensibilização ambiental, plantações de árvores em conjunto com a comunidade e as escolas, e tem igualmente oferecido espécies arbóreas e aromáticas à população.

Para celebrar estas efemérides, este ano destacam-se nestes dias, entre as principais iniciativas, um percurso interpretativo na Estação de Biodiversidade da Tôr, realizado a 20 de março, com a presença de uma turma de 15 alunos do 11º ano da Escola Profissional Cândido Guerreiro que teve a oportunidade de conhecer de perto este local. O percurso contempla 8 painéis informativos sobre a biodiversidade existente, destacando as plantas e os insetos, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres, bem como a típica vegetação mediterrânica.

No dia 21 de março, reeditou-se a entrega gratuita à população de 2500 exemplares de várias espécies arbóreas (sobreiro, azinheiras, zambujeiro, alfarrobeira) e aromáticas (lavanda, alecrim, manjericão, tomilho-limão, orégãos e sálvia), na Cerca do Convento Espírito Santo.

Também neste dia, o Comando Territorial da GNR de Faro, o Município de Loulé e a Junta de Freguesia de Boliqueime, escolheram a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime para, em conjunto com as crianças e utentes da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas de Boliqueime, realizar uma pequena caminhada e uma plantação de árvores, procurando, com este gesto, aumentar a consciencialização pública sobre a importância da preservação das florestas.

Também as questões relacionadas com a água, nomeadamente os impactes resultantes do stress hídrico e da sua escassez, situações que atualmente já se manifestam no território municipal e na região do Algarve, estiveram em destaque. Neste âmbito, no dia 21 de março, através do Centro Ambiental, decorreu no Centro Comunitário da Tôr, a ação de sensibilização “A Última Gota” que teve como intuito informar e sensibilizar cerca de 2 dezenas de utentes seniores, assim como a comunidade local para a problemática da escassez de água, explorando o projeto #AÚltimaGota_Algarve da Associação Almargem, financiado pelo Fundo Ambiental e inserida no programa “ENEA 2020 – Produção e consumo sustentáveis”.

“Todas estas ações, carregadas de simbolismo, pretenderam reforçar a importância de cuidar da floresta e da água, recursos valiosíssimos que são de todos e cuja gestão sustentável será determinante para a sobrevivência da espécie humana neste incrível planeta que é a Terra”, sublinham os responsáveis municipais. “Cuidar é um processo contínuo e Loulé já o iniciou!”.

CM Loulé