AIA | Grande Prémio Tissot Portugal – Bagnaia vence na Estreia da Sprint

0
819
AIA-MotoGP-Estreia-Sprint

Mais imprevisível era complicado. Foi assim o dia de Sábado no GP Tissot de Portugal onde depois de Marc Marquez ter conseguido um novo recorde absoluto do circuito logo pela manhã aquando da derradeira sessão de treinos, foi num ritmo louco que se desenrolou a qualificação com sucessivas melhores voltas abaixo mesmo do recorde do circuito e no final a primeira ‘pole’ do ano foi para um surpreendente Marc Marquez com uma volta recordista em 1m37.226s.

Marquez conseguiu a sua primeira pole no Autódromo Internacional do Algarve na frente de Francesco Bagnaia com uma curta diferença de 64 milésimas e 228 milésimas para o também espanhol Jorge Martin. O quarto classificado foi Miguel Oliveira, que depois de uma sexta-feira marcada por dificuldades foi o primeiro ocupante da segunda linha da grelha de partida na frente de Jack Miller, o recordista no final de sexta-feira que mesmo registando um novo recorde do circuito não conseguiu melhor que o quinto posto.

A expectativa era por isso elevada para as 12 voltas da primeira Sprint da nova era do MotoGP e quem esperou não ficou de todo desiludido com a corrida que marcou o início da tarde. O primeiro comandante foi Marc Marquez e foi ele a marcar o ritmo na primeira fase de 12 intensas voltas, sendo depois ultrapassado por Francesco Bagnaia e Jorge Martin. Com Martin a dar o ‘mote’ na cabeça do pelotão aos três da frente juntaram-se Miguel Oliveira e Jack Miler, que acabaram mesmo por passar o piloto da Honda formando um quinteto que cresceu mais tarde para um grupo de sete animados guerreiros com a chegada de Aleix Espargaró e Maverick Viñales. Tudo acabou por ser decidido com a bandeira de xadrêz á vista quando Bagnaia passou Martin para cruzar a linha de meta na primeira posição e Marc Marquez aproveitou um erro de Miguel Oliveira para subir ao pódio, um erro que levou o piloto português a descer ao sétimo posto ultrapassado por todos os elementos do grupo.

A festa encerrou com o pódio realizado em plena recta da meta perante os muitos milhares de espectadores que na bancada principal vibraram com este novo formato estreado este Sábado no Autódromo Internacional do Algarve.

Amanhã os pilotos cumprem a corrida tradicional com 25 voltas ao traçado algarvio e onde se espera mais uma vez intensidade total.

AIA Portimão

AIA-MotoGP-Estreia-Sprint