Requalificação Mata Liceu

0
474

A Mata do Liceu foi inaugurada e reaberta ao público após uma profunda requalificação no dia 24 março de 2023. Esta intervenção, com um custo total superior a 1,5 milhões de euros, permitiu devolver ao usufruto da população este espaço público de excelência ao mesmo tempo que garante condições de vida a este coberto vegetal para os próximos 20 ou 30 anos.

A requalificação deste espaço verde incluiu uma reorganização dos percursos e equipamentos anteriormente existentes, além da introdução de outros, bem como a plantação de 280 novas árvores, em substituição das abatidas – na sequência de parecer da Direção Regional da Natureza e Florestas do Algarve (ICNF), pedido pelo Município antes do início da empreitada, que produziu um relatório que atestava as deficientes condições fitossanitárias do espaço, nomeadamente pelas questões sanitárias do mesmo e pelo risco de queda eminente de ramos e árvores mortas.

Foi ainda instalado um relvado com cerca de 1.500 metros quadrados para usufruto da população e semeado 2.160 metros quadrados de prado florido de sequeiro que só carece de rega para a instalação e cujo corte só será efetuado duas a três vezes por ano. Na requalificação, foi ainda incluído um circuito de manutenção para corrida – uma vez que este espaço já era anteriormente muito procurado para este efeito – e foram criados espaços equipamentos, nomeadamente dois espaços de jogo e recreio, uma zona de street workout, um anfiteatro e uma zona de jogo de basquete informal. Foi ainda previsto um percurso acessível a todos que vai absorver os atravessamentos errantes por toda a mata, causadores de compactação do solo devido ao pisoteio excessivo.

A Mais Algarve, acompanhou a par e passo este evento, numa cerimónia simples, mas de grande impacto para a cidade e para os seus utentes.