A última vez que o WEC competiu no Autódromo Internacional do Algarve foi em Junho de 2021 e por força das restrições devido ao Covid-19 os portugueses não tiveram a oportunidade de poder ver ao vivo um dos heróis do desporto português, António Félix da Costa. No regresso a ‘casa’ o piloto de Cascais é agora o campeão LMP2 e antes de subir ao escalão maior do campeonato quer deixar novamente a sua ‘marca’.
“Este regresso a Portimão é marcado por sentimentos mistos porque vai marcar o fim de uma história com outra prestes a começar. ‘Aterrei’ meio por acaso na LMP2 pois quando deixei a BMW a oportunidade chegou muito tarde, fui contratado apenas algumas semanas antes da primeira prova em Silverstone em 2019 e a minha vida mudou desde então.’
Mesmo sem competir António Félix da Costa não perde a oportunidade de aprender e em Sebring, na primeira prova do WEC 2023 esteve toda a semana com a equipa para descobrir todos os detalhes ao redor da sua equipa.
‘Foi super interessante porque não estando a competir tive a oportunidade de aprender com muito do que vi e pude inclusivamente ver como as outras equipas trabalham. Existe sempre muito que podemos aprender ao estar do lado de fora – coisas simples como por exemplo o local onde estão as garrafas de bebida entre os turnos de condução até ao modo como é feita a ligação dos intercomunicadores. Sei como as coisas acontecem ao meu redor e pequenos detalhes que me ajudam ainda mais a confiar em pleno nesta grande equipa.’
Nascido e criado em Cascais, perto do Circuito do Estoril, António esperou muito tempo para conseguir uma performance adequada frente ao seu público. Já o fez anteriormente mas de forma esporádica nas categorias ‘júnior’ onde esteve ao longo da sua carreira, mas agora vai estar na grelha de partida de uma prova de campeonato do mundo, com a coroa de campeão e isso deixa-o naturalmente satisfeito.
‘Vai ser interessante ver todos os ‘hypercarros’ desta nova era do WEC competir no Autódromo Internacional do Algarve uma pista difícil no que á gestão de tráfego diz respeito e só por isso a corrida será com toda a certeza mais caótica que no passado, seguramente. Da última vez que lá competimos – dois anos atrás – o público não estava autorizado a entrar nas bancadas e por isso agora vou ter a companhia de toda a família, muitos amigos e penso que vamos ter igualmente a presença de muitos seguidores. É fantástico poder competir em casa porque muitos dos meus amigos e aqueles que me seguem não têm a oportunidade de ir a muitas corridas. Mal posso esperar por poder estar de novo no paddock do WEC como piloto e penso que vai ser muito especial.’
António Félix da Costa será o único piloto luso na grelha de partida alinhará pela última vez ao volante do LMP2 da equipa Hertz Team Jota antes de assumir o volante do Porsche 963 nas 6 Horas de Spa no final deste mesmo mês de Abril. Na ‘montanha-russa’ terá como companheiros de equipa Will Stevens e David Beckmann, dando este lugar a Yifei Ye no trio que estará nas Ardenas na estreia aos comandos do ‘hypercarro’.
Bilhetes á venda
Os bilhetes para esta espectacular prova estão já disponíveis para venda e os preços oscilam entre os 25 (Bancada Portimão) e os 150 euros (Torre VIP) para todo o fim-de-semana, podendo ser adquiridos no site oficial do Autódromo Internacional do Algarve.
AIA Portimão