Até à Lua – Lagos | Atividades de Páscoa: Quem nasceu primeiro? O Ovo ou a Galinha?

0
2157
Até-Lua-Ovo-Galinha

A atividade de hoje é mesmo muito baseada na pedagogia Montessori, como sabes, não seguimos nenhuma pedagogia à risca, acreditamos que cada criança e cada família se adapta a uma forma de ser / estar / aprender diferente e que o importante é que não se percam conceitos básicos como o amor, o respeito, o carinho, a criatividade e a atenção, mas, claro, bebemos inspiração nas pedagogias mais alternativas e mais centradas na criança.

A pedagogia montessori é uma das que ressoa bastante com a nossa família, gostamos muito da ideia de um adulto preparado e de um espaço pensado e feito à medida de criança. Por isso hoje trazemos esta atividade que é tão típica dos ambientes montessori, os cartões de nomenclatura, desta vez como ciclo de vida da galinha.  Estes cartões podem são especialmente uteis para aumentar o vocabulário e para aprender a escrever e a ler, se não sabes como usar, não te preocupes, explicamos tudo nas aqui…

… nas instruções:

1 – Imprime as folhas da atividade carregando no botão aí em baixo

2 – Para poderes usar mais vezes a atividade podes plastificar ou laminar as folhas que elas ficam mais resistentes a mãos pequeninas

3 – Depois cortar os cartões por todos os riscos, vais ficar com 3 coleções de cartões, 1 coleção de cartões com imagem e legenda, 1 coleção de cartões com imagem e 1 coleção de cartões com legenda (os mais fininhos de todos)

4 – Agora está pronto para usar:

* Com os mais pequeninos (18 meses +-) podes usar apenas o cartão de imagem para descobrirem novas palavras juntos e organizarem o ciclo de vida contando a “história” das galinhas. 

* Um pouco mais velhos já podem ser eles a apontar as imagens certas quando lhes dizes a palavra.

* Se já são capazes de fazer associação podem emparelhar os cartões de imagem com os cartões de imagem e legenda

* Quando começam a compreender a mancha gráfica (cerca dos 3 anos) podem mesmo fazer associação dos cartões todos. Mesmo sem ler as crianças reconhecem a imagem das letras e são capazes de a emparelhar.

* Na idade da pré-escrita e quando estão a aprender a ler, podem olhar para os cartões de imagem com legenda e emparelha-los com os carões de imagem, depois virar para baixo todos os cartões de imagem com legenda e emparelhar os cartões de legenda com os cartões de imagem. Depois usam os cartões de imagem com legenda como cartões de controlo para ver se acertaram as legendas todas.

Só precisas de carregar no botão para começar.

https://drive.google.com/file/d/1UlJ4aFV-sEtTdHKizqISF8KRcBNe8Mm1/view

Esta atividade pode ficar aí por casa mesmo fora da época da páscoa. Podem usar o mote e descobrir o ciclo de vida de outros animais e plantas, um tema muito a propósito não só da Páscoa, mas de toda a primavera em que os exemplos de renascimento se encontram facilmente um pouco por todos os canteiros.

Boas aventuras e boas descobertas.

Beijinhos e abraços, Nuno, Joana e Gilberto

Até à Lua

Até-Lua-Ovo-Galinha