A segunda edição do Prémio Nacional do Enoturismo APENO / Ageas Seguros (2023) vai realizar-se este ano no dia 26 de Maio, a partir das 18h30h, no Hotel Convento de São Paulo, Aldeia da Serra, no Redondo. As melhores empresas dedicadas ao Enoturismo serão votadas por um júri composto por mais de 250 personalidades e organismos oficiais ligados ao sector do Vinho e do Turismo.
A APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo, organiza pela segunda vez o Prémio Nacional de Enoturismo APENO / Ageas Seguros que, tal como o próprio nome indica, tem como Main Sponsor a conhecida seguradora. O evento conta ainda com o apoio institucional da Vinha e do Vinho, e o patrocínio da Entidade Regional do Turismo do Alentejo, estando ainda envolvidas outras entidades como a Câmara Municipal do Redondo e a CVR Alentejo, e reconhecidas empresas como o Grupo Amorim, Schott Zwiesel; Alug’Aqui, Gifts 4 Wine, Biosphere, Abreu Advogados e YonWine. A revista EXAME será o Media Partner do evento.
A APENO é a única associação exclusivamente dedicada ao enoturismo português e, desde a primeira edição, o evento do Prémio Nacional de Enoturismo revelou-se um sucesso. «Existem alguns prémios de enoturismo atribuídos por outras entidades em eventos de Turismo ou Vinho, mas nenhum focado exclusivamente no Enoturismo, dando-lhe a importância que merece. O painel de jurados é muito diversificado, envolvendo jornalistas, entidades oficiais do vinho e do turismo, Chefes de Cozinha e Sommeliers, e até mesmo os nossos associados», revela Maria João de Almeida, Presidente da APENO. «Como no ano passado o Melhor Enoturismo de Portugal foi a Herdade da Malhadinha, achámos que o Alentejo seria o cenário ideal para organizar a segunda edição. Por isso, foi com grande alegria e de forma natural, que a Entidade Regional de Turismo do Alentejo se juntou a nós na organização desta grande festa que terá muitas novidades e surpresas. Será um evento fora da caixa!», adianta ainda Maria João de Almeida.
A Ageas Seguros, que desde o início tem apoiado a APENO nesta aventura de organizar o Enoturismo, revela o quanto tem sido enriquecedor trabalhar num sector onde ainda há tanto por fazer. «Tem sido um prazer conhecer o Enoturismo nacional através da APENO. Um sector para o qual queremos contribuir para que cresça em segurança. A prevenção das empresas é uma das nossas grandes apostas e as empresas de Enoturismo não fogem à regra», afirma Gustavo Barreto, Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal. Para que isso aconteça, a Ageas Seguros tem divulgado junto dos associados da APENO o serviço PAR (Prevenção e Análise de Risco), com o objectivo de tornar os enoturismos portugueses lugares mais protegidos e seguros. Segundo explica Gustavo Barreto, «o PAR – Prevenção e Análise de Risco é um serviço gratuito que avalia os riscos a que as empresas estão expostas, bem como as possíveis consequências, actuando na sua prevenção. Esta avaliação inclui a elaboração de um relatório com medidas de prevenção e recomendações para reduzir os riscos inerentes à atividade das empresas», remata.
Já a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, que este ano se junta à APENO neste evento, tem investido largamente na promoção dos seus enoturismos, que se têm destacado nos últimos anos, quer a nível nacional como internacional: «Podemos orgulhar-nos de ter alguns dos melhores enoturismos nacionais no nosso território. Os prémios alcançados pela região nestes últimos anos são prova disso. Continuaremos num trabalho e esforço conjunto para que esta realidade se torne cada vez mais sólida e visível», afirma Vitor silva, Presidente da Entidade Regional do Alentejo.
Catorze categorias premiadas
O Prémio Nacional de Enoturismo APENO / Ageas Seguros 2023 vai, assim, premiar os negócios/projetos portugueses que se distingam como casos de sucesso, enquadrados nas seguintes catorze categorias: Melhor Enoturismo de Portugal; Melhor Profissional; Melhor Estadia; Melhor Restaurante; Melhor Chefe de Cozinha; Melhor Sommelier; Melhor Sala de Provas; Melhor Empresa Turística; Melhor Projecto Inclusivo; Melhor Projecto Sustentável; Melhor Loja; Melhor Arte e Cultura; Melhor Inovação e Cultura; Melhor Hospitalidade.
Ver categorias e jurados aqui: https://enoturismodeportugal.pt/premio-nacional-de-enoturismo-2023/
A votação é realizada on-line e irá decorrer entre os dias 1 a 19 de Maio até ao dia através de uma plataforma on-line, idealizada especialmente para o efeito, bastando a cada jurado votar em cada uma das categorias existentes.
Do painel de mais de 250 jurados fazem parte reconhecidos jornalistas do vinho e do turismo, organismos oficiais do vinho e do turismo (Comissões Vitivinícolas Regionais e Entidades Regionais de Turismo), chefes de Cozinha e sommeliers, e até mesmo os associados da APENO (organismos oficiais votaram em diferentes regiões da sua, e profissionais do sector e associados em pessoas e projectos alheios): «Neste tipo de eventos é fundamental envolver reconhecidas personalidades de todos os sectores relacionados com o Enoturismo porque só quem está e conhece o terreno tem capacidade para avaliar a oferta existente. Acreditamos num trabalho conjunto, que se pretende dinâmico, entusiasmante e transparente», reforça a Presidente da APENO, Maria João de Almeida. Os nomeados e os vencedores serão divulgados durante o evento, no Alentejo.
Recorde-se que a APENO nasceu em Fevereiro de 2021, com o objectivo de organizar e apoiar a dinamização do Enoturismo, um sector sem definição oficial, sem legislação e sem números; e que desde a sua constituição tem trabalhado para alertar o governo para esta necessidade. Do seu já vasto leque de associados fazem parte algumas das maiores empresas produtoras de vinho (que representam já mais de 80% da produção nacional), agências de viagens e de animação turística, hotéis e restaurantes vínicos. Sendo uma associação empresarial sem fins lucrativos, conta com o apoio de diversas empresas que desde o primeiro momento acreditaram no potencial existente.
Enoturismo Portugal