O Dia Mundial da Atividade Física, assinalado a 6 de abril, recorda-nos a importância do exercício físico nos seniores para o seu bem-estar geral.
A prática de exercício físico é uma componente importante da vida saudável para todas as idades, porém os benefícios são especialmente significativos para os seniores. Por reconhecer a importância deste tema, as Residências ORPEA associaram-se-se à Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa, tendo desenvolvido até ao momento várias iniciativas de cooperação, atividades e investigação.
A última iniciativa decorreu no dia 29 de março, com o Webinar “Papel do Exercício Físico no Idoso”, apresentado pelo fisiologista do exercício da FMH, Frederico Abreu. Nesta reunião, discutiu-se os benefícios da prática de atividade física na população senior, nomeadamente na reversão de perda de massa muscular (sarcopenia) e fragilidade.
Foram, ainda, abordadas várias estratégias, com destaque no papel do treino de força. Apresentou-se também os resultados de um estudo realizado em várias Residências Orpea, exposto no último Congresso Europeu de Geriatria em Londres que incidiu na importância da atividade física como forma de combater a fragilidade, a sarcopenia e o risco de quedas nos seniores.
Os benefícios do exercício físico vão muito para além da saúde física nos seniores. A prática regular de exercício pode melhorar significativamente a saúde mental, reduzindo a depressão e a ansiedade, e aumentando a autoestima.
De acordo com as Guidelines da Organização Mundial de Saúde, os seniores devem praticar entre 150 e 300 minutos por semana de atividade aeróbia moderada (metade se a atividade for vigorosa); praticar duas vezes por semana atividades de fortalecimento muscular; e praticar três vezes por semana exercício físico multicomponente, para otimização da capacidade funcional e prevenção de quedas.
Segundo André Rodrigues, médico coordenador das Residências ORPEA em Portugal “o exercício físico melhora a flexibilidade, coordenação, equilíbrio, força e resistência, o que ajuda a prevenir lesões e quedas. Para além disso, o exercício físico aumenta o metabolismo, o que pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. O exercício também pode ajudar a prevenir a perda de massa óssea natural que ocorre com a idade, ajudando a prevenir a osteoporose. Também melhora a circulação prevenindo, assim, problemas de saúde relacionados”.
MKA