“Telúria” novo Livro do Poeta Algarvio Nero chega às Livrarias

0
499
Livro-Telúria-Nero

Depois de Oceano – O Reino das Águas, poema épico e fantástico (primeira obra de Nero, publicada em 2021), que esgotou a edição, o poeta apresenta-nos Telúria, o seu novo corpus poético, que chega agora às livrarias.

Telúria é um poemário enraizado em memórias e referências autobiográficas que, simulando o percurso de vida do poeta, viaja do esplendor bucólico ao sepulcro citadino, acabando por regressar ao âmago da natureza como via inevitável para o apaziguamento cósmico e para a transcendência. Ei-la: a deambulação poética como ritual ascético, na qual a musicalidade dos versos, carregada de símbolos e de múltiplos sentidos, acaba por arvorar num urgente grito biofílico – tão rouco na contemporaneidade, mas cujo eco se perde – ou se acha – na intemporalidade. 

Escuto, num só verso, o silêncio do universo.”

Telúria é o primeiro livro de uma trilogia informal, a “Trilogia do Espírito”, cujos restantes dois títulos, já escritos, serão publicados nos próximos anos. As redes sociais do poeta (Instagram ou Facebook: @nero.poet).

Nero (pseudónimo de Roberto Simões), natural do concelho de Silves, terra onde passou a infância e a juventude, é formado em Língua e Literatura Portuguesas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Reside atualmente no concelho de Silves.

Nero