CCISP assume Vice-presidência do Conselho Geral da Confederação Empresarial de Portugal

0
310
Presidente-CCISP

O importante papel que o Ensino Superior Politécnico português representa para o mundo empresarial, bem como o contributo que tem dado ao desenvolvimento de muitas empresas em Portugal, reflete-se na tomada de posse, por inerência do cargo, da presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP)Maria José Fernandes, enquanto vice-presidente do Conselho Geral da Conferência Empresarial de Portugal (CIP).

A investidura ocorreu hoje no Centro de Congressos de Lisboa, durante a Conferência “Cumprir Portugal – Dimensão, Inovação, Internacionalização”, que procura debater a atualidade económica e política, a importância do diálogo social, a tecnologia e inovação, e a internacionalização. Os novos órgãos sociais da CIP vão tomar posse para o mandato 2023-2026.

Para o CCISP, “este é um momento importante e que reforça a ligação umbilical entre instituições politécnicas e mundo empresarial”. “Tem sido essa a nossa matriz desde a criação do CCISP e é uma linha de orientação que não só queremos manter como reforçar”, sustentam os responsáveis do Conselho Coordenador. Também por isso, frisam, a integração nos órgãos sociais da CIP representa um passo importante no reforço dessa ligação.

Ao longo do dia, vão estar em análise “Os desafios da economia face à fragilidade da política”, “A importância do diálogo social”, a “Inteligência artificial: eficiência em tempos de incerteza económica” e a “Nova economia: a disrupção digital”.

Sobre o CCISP:

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos é um órgão colegial, com várias competências, de representação conjunta dos estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico. Integram-no todos os institutos superiores politécnicos públicos, bem como escolas superiores não integradas. Têm também assento no CCISP as universidades dos Açores, Algarve, Aveiro, Évora e Madeira. Além da representação conjunta dos seus membros, a sua principal competência é a emissão de pareceres e posições sobre assuntos que digam respeito a matérias relacionadas com o ensino superior. Trata-se, pois, de uma entidade de consulta do ministério com a tutela do ensino superior, sendo, igualmente, chamado a tomar posição junto de outros organismos, como a Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, e a participar em reuniões preparatórias de projetos com parceiros públicos e privados.

MSImpacto

Presidente-CCISP