Música XXI | Espetáculo ‘Aldeia Velha’ sai do Museu e Visita a Cidade

0
1082
Aldeia-Velha-1

O grupo de Teatro DoisMaisUm, integrado na Associação Cultural Música XXI, foi convidado pela Associação Talaus Teatro, sedeada em Talaíde, para integrar o projeto “Abril, Teatros Mil”, com a apresentação do espectáculo Aldeia Velha, da autoria de António Gambóias, no próximo dia 15 de abril, às 21h30 na Sociedade Recreativa de Talaíde.

O projeto Abril Teatros Mil teve início há 8 anos, tem cariz social e solidário e envolve algumas instituições de solidariedade social da zona de Talaíde.

Os objetivos deste projeto são, para além da divulgação do teatro não profissional, ajudar quem mais precisa. Assim, o grupo Talaus Teatro pede aos espectadores para contribuírem com um bem alimentar ou de primeira necessidade, em troca de um bilhete para o espectáculo. Estes bens são entregues às instituições (previamente escolhidas) no final de cada espectáculo.

Outro dos objetivos do Abril Teatros Mil é possibilitar um maior intercâmbio entre grupos de teatro, não só em termos de dar a conhecer as suas produções, como em termos de colaboração e aproximação dos elementos dos vários grupos participantes e dos que queiram participar como espectadores.

A produção Aldeia Velha experiencia-se em torno da ideia de Museu Vivo, posto que apresenta um espectáculo no qual são retratados modos de vida, afetos, questionamentos políticos, a partir de um enquadramento sociológico da região algarvia em plena ditadura.

A ideia original teve por base o conto “O Largo”, de Manuel da Fonseca. Neste espaço, que marca o eixo central da aldeia, cruzam-se os olhares, as conversas, as rixas e as cumplicidades. O largo, como centro do mundo, espelha o macrocosmos de um país atordoado com a ameaça da guerra e fechado na sombra do medo. Mas entre o medo e a guerra, existem sempre os apaixonados que dão esperança à humanidade.

Neste fim de semana, o apoio será atribuído à Confraria Vicentina Nª Srª  de Trajouce.

Música XXI

Aldeia-Velha