Lagoa | Investimento na Ação Social em 2022

0
330
Lagoa-Investe-Ação-Social

O Município de Lagoa investiu, durante o ano de 2022, dois milhões oitocentos e trinta e dois mil euros na área da ação social.

“Não deixar nenhum Lagoense para trás” é uma das prioridades do executivo liderado por Luís Encarnação, e a Ação Social é uma das áreas onde é realizado o maior investimento municipal, seja através do apoio às IPSS´s ou através de programas de apoio à população.

Durante o ano de 2022, o Município de Lagoa reforçou o investimento na área da ação social, através do apoio às IPSS´s sedeadas no concelho, do apoio aos jovens casais através do Programa de Incentivo à Natalidade, do apoio à população através do Programa de Apoio ao Arrendamento para Famílias Carenciadas, do apoio através do Fundo de Emergência Social, do apoio através do Gabinete de Atendimento Social e Proximidade, do apoio através do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, bem como através da atribuição das bolsas de estudo a estudantes do ensino superior.

Do investimento realizado no ano de 2022, na área da ação social, destacam-se o apoio às IPSS´S, com um valor de 1. 437 495, 29 Euros, o Programa de Incentivo à Natalidade, com atribuição de 194 885,43 euros, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, com um investimento de 114 788,45 euros, o Fundo de Emergência Social, com atribuição de apoios na ordem dos 112 500,00 euros, e o Programa de Apoio ao Arrendamento para Famílias Carenciadas, com atribuição de 103 280,85 euros.

Lagoa, Cidade Inclusiva trabalha diariamente, em estreita colaboração com as IPSS´s e instituições com responsabilidade na área da ação social, para o bem-estar na população, sempre com o propósito de construir uma comunidade equitativa e justa, onde todos contam.

É importante relembrar que a partir do dia 01 de abril de 2022 o Município de Lagoa assumiu as competências do estado, nomeadamente, os serviços que estavam afetos ao Instituto de Segurança Social, I.P., tais como o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) de pessoas e famílias em situação de emergência, vulnerabilidade e exclusão social, bem como a celebração e o acompanhamento dos Contratos de Inserção dos Beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), o que trouxe ao Município um maior desafio numa área tão sensível como a da ação social.

“Nos tempos difíceis e incertos em que vivemos, onde a inflação e as taxas de juro sobem de dia para dia, criando dificuldades acrescidas às famílias Lagoenses, é importante continuar a trabalhar para não deixar ninguém para trás”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Mun Lagoa(Algarve)

Lagoa-Investe-Ação-Social