– Assinala-se hoje, dia 28, o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) realça a importância da saúde psicológica no ambiente de trabalho, numa altura em que problemas como o stresse, a ansiedade e a depressão têm sido cada vez mais comuns no ambiente corporativo. Problemas que nos últimos anos têm tido um impacto significativo na qualidade de vida dos trabalhadores, o que consequentemente afeta e a produtividade das empresas.
Para assinalar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que se celebra hoje, dia 28 de abril, a Organização Internacional do Trabalho escolheu como tema ‘um ambiente de trabalho seguro e saudável’.
“Cabe às lideranças das organizações criar um ambiente de trabalho seguro e saudável. Deve ser feita uma avaliação dos riscos psicossociais, ou seja, dos fatores de stresse no trabalho, e, a partir daí, traçar-se um plano de ação”, defendeu o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues.
É nas próprias organizações que estão, por vezes, as causas dos problemas de saúde psicológica dos trabalhadores. “Os líderes devem fazer questões como: existe uma elevada carga de trabalho? Os trabalhadores têm autonomia? Têm oportunidade de participar nas tomadas de decisão? Isto são fatores que influenciam o bem-estar no trabalho”, acrescenta o Bastonário da OPP.
Para os muitos trabalhadores que se encontram com problemas de saúde psicológica a Ordem dos Psicólogos Portugueses divulga informações que podem ajudar na tomada de decisão.
No site “Mais Produtividade” a OPP começa por esclarecer que trabalhar ao mesmo tempo que se experiência um problema de Saúde Psicológica não é fácil e coloca um conjunto de desafios, como:
- Diminuição da autoconfiança devido ao problema de Saúde Psicológica;
- Receio de que os colegas/gestores saibam sobre o nosso problema de Saúde Psicológica sem a nossa permissão;
- Estigma associado aos problemas de Saúde Psicológica e medo de ser discriminado;
- Incerteza sobre o tipo de apoio que estará disponível;
- Preocupações sobre causas de stresse relacionadas com o trabalho que não tenham sido ou não possam ser resolvidas.
Continuar a trabalhar pode, no entanto, também trazer benefícios, já que o trabalho pode ter um papel importante na recuperação ao:
- Melhorar a qualidade de vida e o bem-estar;
- Dar estrutura e rotina à vida quotidiana;
- Contribuir para que tenhamos objetivos;
- Promover oportunidade para continuarmos integrados socialmente e receber apoio;
- Oferecer segurança financeira.
No entanto, há também fatores da doença que podem dificultar o regresso ao trabalho. E tudo se torna ainda mais complexo quando a entidade empregadora não tem conhecimento de que o colaborador se encontra doente.
Embora seja uma decisão pessoal, não sendo obrigatório, pode ser útil contar ao empregador. Contudo, a conversa com o empregador pode parecer ameaçadora devido ao receio de possíveis reações negativas.
Ficam alguns pontos a favor e contra que podem ajudar na reflexão:
Razões para contar:
- “Discutir os nossos problemas de Saúde Psicológica oferece-nos a nós e ao empregador uma oportunidade para falarmos sobre mudanças que podem ser benéficas para nós e apoiar-nos enquanto estamos a trabalhar ou após a nossa recuperação;
- Fazer ajustamentos à nossa carga de trabalho pode reduzir os dias de absentismo e ajudar-nos a ser mais produtivos;
- Ao partilhar as nossas experiências, estamos a ajudar a melhorar as atitudes das pessoas relativamente aos problemas de Saúde Psicológica;”
Razões para não contar:
- “Os problemas de Saúde Psicológica podem não afetar capacidade de desempenhar o trabalho;
- Pode não ser necessário qualquer ajustamento à carga ou horário de trabalho;
- Existe o medo de se ser discriminado ou serem confrontados com menos oportunidades de progressão na carreira;
- Para algumas pessoas os problemas de Saúde Psicológica podem passar, mas os rótulos e o estigma associados podem ser permanentes;
- Alguns empregadores não cumprem os procedimentos legais obrigatórios nestas situações;
- Podemos ter redes de apoio suficientes fora do Local de Trabalho e acharmos que não vamos ganhar nada em falar sobre os nossos problemas no trabalho”.
Todas estas recomendações podem ser consultadas no site: https://maisprodutividade.org/trabalhadores/trabalhar-com-um-problema-de-saude-psicologica/
OP