Associação de Faro recebe Prémio BPI Fundação “La Caixa” Infância 2022

0
373
Ass-Sê-Mais-Sê-Melhor

O “Clube de Jovens de Faro” é um projeto de prevenção e de intervenção social, promovido pela Associação Sê Mais Sê Melhor, que visa responder ao problema social da exclusão social e educativa de crianças e jovens provenientes de contextos desfavorecidos e que foi galardoado com o Prémio BPI Fundação “La Caixa” Infância 2022.

De segunda a sexta-feira, entre as 14h30 e as 20h00, é desenvolvido no Espaço Loja Ponto Já da Direção Regional do Algarve do IPDJ um trabalho coeso junto de crianças e jovens, entre os 10 e os 16 anos. São utilizadas metodologias e práticas criativas e ajustadas às necessidades individuais e do grupo, para o desenvolvimento de competências e aprendizagens que permitam perspetivas de futuro escolar e profissional mais abrangentes.

Através da sinergia metodológica e práticas lúdico-educativas, com recurso à Psicologia e às práticas de educação não formal, o Clube de Jovens de Faro disponibiliza ateliers de Arte, o Desporto, Literacia Digital, Cidadania e Atividades Lúdicas para fomentar o desenvolvimento da população infantojuvenil de Faro.

O projeto tem foco no desenvolvimento da competências e capacidades psicológicas que permitam maior resiliência, criatividade, capacidade de adaptação e empoderamento individual e grupal. O trabalho é realizado com o apoio da Direção Regional do Algarve do IPDJ,
do Município de Faro e de outras entidades parceiras, ao que se acrescenta o forte investimento da equipa de voluntariado e das famílias, que permitirão a sustentabilidade desta intervenção no espaço e no tempo e o rompimento com os ciclos geracionais de pobreza e de
exclusão vivenciados pelos grupos nos seus contextos de maior vulnerabilidade.

O Clube de Jovens de Faro continua disponível para receber mais crianças e jovens que possam beneficiar deste projeto, sendo apenas necessário entrar em contacto através do email [email protected] ou [email protected] ou pelo contacto telefónico 914204499.

Ass Sê Mais Sê Melhor

Ass-Sê-Mais-Sê-Melhor-1