Loulé | Casa do Esparto abre Portas nas ‘Sarnadas’

0
456
Casa-Esparto-Sarnadas-1

Este sábado, 29 de abril, pelas 11h00, é inaugurada na antiga Escola Primária das Sarnadas, freguesia de Alte, a Casa do Esparto.

Integrada na rede de oficinas do projeto Loulé Criativo, trata-se de um espaço inteiramente dedicado a esta arte/ofício, que se encontra à beira da extinção.

O esparto é uma planta herbácea que cresce espontaneamente no Barrocal algarvio, sendo utilizado desde tempos imemoriais para produzir cordas, tapetes, alcofas e uma variedade de utensílios utilizados na agricultura e na pesca. No passado, desempenhou um importante papel na vida socioeconómica do interior do concelho de Loulé mas atualmente não possuí grande expressão na região. A Casa do Esparto surge para contrariar esta situação, pretendendo revitalizar esta arte.

O espaço irá funcionar como local de trabalho, onde será possível conhecer os artesãos, adquirir os seus trabalhos e frequentar cursos e workshops acerca desta fibra vegetal.

Esta é uma iniciativa da Câmara da Câmara Municipal de Loulé, com o apoio da Junta de Freguesia de Alte.

Recorde-se que a Casa do Esparto será a sétima oficina do Loulé Criativo e a primeira localizada fora da cidade de Loulé, e vem juntar-se à Casa da Empreita e às Oficinas dos Caldeireiros, do Relojoeiro, do Barro, dos Cordofones e dos Têxteis.

CM Loulé