Algarve – Alte | Doenças Psicossomáticas

0
549
Emoções-Saúde-ASAS

No próximo dia 25 de maio o tema que entra em palco, das 15h00 às 16h30, no auditório da Aldeia dos Saberes e dos Afetos (ASAS), é o “O Impacto das Emoções na Nossa Saúde”, com uma abordagem sobre as Doenças Psicossomáticas. Uma iniciativa promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em parceria com o Projeto ASAS, em Alte.

A presente iniciativavisa analisar as causas e formas de prevenção das doenças psicossomáticas, abordar as consequências no comportamento e na qualidade de vida individual e analisar os recursos de apoio existentes, de forma a aliviar o seu impacto. As doenças psicossomáticas são a consequência de problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física.

De acordo com o Estudo Epidemiológico sobre a Saúde Psicológica dos Portugueses, realizado pela Ordem dos Psicólogos, os problemas de saúde psicológica afetam 1 em cada 5 portugueses (23%). Números alarmantes que segundo o SNS, em parte, poderão ter sido fruto da pandemia e que incluem sintomas como a ansiedade, depressão, dificuldades no sono e stresse.

Torna-se assim imperativo promover o autocuidado, fazer diagnósticos e estar atento aos principais sintomas, mitigando as dificuldades e problemas de saúde psicológica e a diminuição do bem-estar e qualidade de vida.

É urgente criar respostas para as pessoas, especialmente, reforçar a importância da existência de psicólogos nos centros de saúde. Atualmente existem “cerca de 250”, o que representa um rácio de 2,5 psicólogos para cada 100.000 utentes, sendo que o rácio recomendado é de 1 para cada 5.000 utentes. São dados como estes que nos levam a agir e a querer fazer mais. É por isso mesmo que desenvolvemos iniciativas como esta que pretendem favorecer a prevenção, esclarecer a comunidade, os doentes e as suas famílias, de forma a encontrar os apoios necessários para a melhoria da sua qualidade de vida“, referiu Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve, e preletor desta sessão.

A sessão “Saúde em Dia: O Impacto das Emoções na Nossa Saúde”, uma abordagem sobre as Doenças Psicossomáticas está enquadrada na atividade “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos. Para isso, contam com o importante apoio de profissionais de saúde e de Associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a literacia em saúde no seio da comunidade idosa do Algarve.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral.

Sobre o Espaço Saúde 360º Algarve

O Espaço Saúde 360º Algarve é um projeto promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até junho de 2023.

Esta iniciativa, inspirada pelas diretrizes e objetivos definidos no Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021 da Direção Geral da Saúde, está alinhada com os princípios da coesão social e territorial e pretende promover a literacia em saúde em cidadãos com mais de 65 anos, baixa escolaridade e baixos rendimentos e em maior risco de isolamento de várias freguesias algarvias.

Este projeto tem como objetivo favorecer os determinantes comportamentais inerentes a um estilo de vida saudável, com avaliação final do impacto da intervenção na qualidade de vida e bem-estar de cada utente, através de uma abordagem integrada e centrada no cidadão e assente em parcerias e colaborações locais, tais como: municípios, freguesias, unidades de saúde, IPSS, associações de doentes, e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde.

Para mais informações visite: Saúde 360 Algarve – Combater a iliteracia em Saúde (espacosaude360.org)

ou https://pt-pt.facebook.com/plataformasaudeemdialogo/ 

WLP

Emoções-Saúde-ASAS