ANP | WWF lança uma Fonte Viva para Proteger Espécies Ameaçadas

0
418
Endangered-Typeface-WWF

No Dia Internacional da Biodiversidade, que se comemora a 22 de Maio, é lançada uma campanha de sensibilização ambiental da ANP|WWF Portugal com assinatura criativa da Bar Ogilvy.

Estamos a atravessar a sexta extinção em massa. O planeta está a perder biodiversidade a um ritmo preocupante, várias espécies animais estão em risco de desaparecer, e os humanos são os grandes responsáveis.

Porque também somos os únicos seres capazes de pôr um travão a esta preocupante realidade enfrentada um pouco por todo o Planeta Terra, a Associação Natureza Portugal, em associação com o World Wide Fund for Nature (ANP|WWF), conta este ano com a criatividade da BAR Ogilvy para pôr na rua uma campanha de sensibilização ambiental intitulada “The Endangered Typeface”.

Sob o mote “Uma fonte viva para proteger toda a vida animal”, a campanha “The Endagered Typeface” foi pensada para envolver a sociedade numa preocupação global que é a sexta extinção em massa. Tendo por base a criação de uma fonte associada à base de dados da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas promovida pela International Union for Conservation of Nature (IUCN), cada letra representa um animal. À medida que o número de indivíduos de cada espécie for diminuindo, a letra correspondente vai desaparecendo.

Para Ângela Morgado, Directora Executiva da ANP|WWF, a campanha “The Endangered Typeface” da Bar Ogilvy “quer pôr as pessoas a pensar num problema que afecta toda a humanidade – pôr em causa a biodiversidade é pôr em causa a nossa sobrevivência. A vida selvagem continua a decair de forma alarmante, o que traz graves consequências para a nossa própria saúde e subsistência”, salienta a responsável.

De acordo com dados da IUCN, destacam-se as mais de 42 mil espécies ameaçadas de extinção, aí incluindo-se, entre muitos outros, 41% de anfíbios, 27% de mamíferos, 36% de corais de recife, 21% de répteis e 13% de aves. Dos 1,7 milhões de espécies já identificadas, a Lista Vermelha avaliou o risco de extinção de quase 105 mil. A estes dados acrescem os dados do Relatório Planeta Vivo, da WWF, que indicam que a abundância de vida selvagem (mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes) teve uma queda média de 69‰ desde 1970.

Lançada oficialmente a 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade, a “The Endangered Typeface” é uma fonte criada para ajudar a proteger todos os animais em risco de extinção, com a ANP|WWF a desafiar as pessoas a fazerem o download da fonte, a fazerem um donativo e a espalharem a palavra.

Ajude-nos a escrever outra história.

Para ajudar consulte: https://www.theendangeredtypeface.com/pt/#inicio

Endangered-Typeface-WWF-1